RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Lar Santana, que tem uma história de resistência contra a ditadura, acorda com ocupação pacífica

Fundação do Memorial da Resistência Madre Maurina Borges é anunciada em ocupação pacífica no Lar Santana, em Ribeirão Preto

Foto: Divulgação

Nesta segunda-feira (11), o Lar Santana, situado na Rua Conselheiro Dantas, 964 acordou diferente. Uma faixa instalada sobre o portão anuncia o Memorial Da Resistência Madre Maurina Borges, uma ocupação pacífica que pretende resgatar a história de resistência do prédio contra a ditadura.

O objetivo da ação é denunciar o abandono do patrimônio público, que há mais de 15 anos sofre com a negligência da Prefeitura de Ribeirão Preto, servindo como criadouro de insetos e animais peçonhentos.

Além disso, o grupo busca resgatar a história da resistência contra a ditadura civil-militar (1964-1985) e combater o apagamento da memória de figuras como Madre Maurina, Dom Felício e outros lutadores perseguidos pelo regime.

“Sem memoriais, sem documentos, sem nomes em placas, a ditadura vence duas vezes: primeiro, ao calar suas vítimas; depois, ao convencer as novas gerações de que ‘foi tudo exagero’”, destacam os organizadores.

O Memorial da Resistência Madre Maurina não será um espaço estático, mas um centro vivo de atividades, com:

  • – Oficinas de direitos humanos;
  • – Debates sobre a resistência à ditadura;
  • – oficinas de música;
  • – Teatro;
  • – Cinema.

“Um memorial não é sobre o passado. É sobre o amanhã”, afirmam os organizadores, que homenageiam também Áurea Moretti, Ventura Mina, os heróis do levante de Guariba e tantos outros que lutaram pela democracia.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS