Ribeirão Preto é definitivamente a Capital Brasileira da Cerveja. Por isso, recebe a partir desta sexta-feira, dia 9 de setembro, o maior concurso cervejeiro da América Latina, o South Beer Cup, também conhecido como “Libertadores da América da Cerveja”. Cervejarias de vários países dentro da mesma disputa por medalhas importantes para o mercado cervejeiro.
A primeira competição foi realizada em 2011, na cidade de Buenos Aires/ARG. Desde então, são não foi realizada em 2020 e 2021, devido às restrições imposta pela pandemia da COVID-19. Em 2019, com o formato “The Champions”, somente cervejarias independentes e ganhadoras de medalha de ouro em concursos principais puderam participar.
Neste novo formato, a South Beer Cup recebeu 250 inscrições e foram distribuídas 42 medalhas entre 16 estilos. O Brasil ficou com onze das 13 medalhas de ouro e 18 cervejarias brasileiras foram premiadas.
Em paralelo a realização da “Libertadores da América da Cerveja”, acontece a 1ª Copa Paulista de Cerveja Artesanal, focada em cervejarias do Estado de São Paulo e conta com mais de 80 cervejarias inscritas, promovendo a cultura cervejeira, incentivando a melhoria da qualidade da bebida e trazendo os principais distribuidores e fornecedores do ramo.
O palco das premiações será durante a realização do Festival Craft Beer (no shopping Iguatemi), neste sábado, dia 10, a partir das 17h15.
Polo Cervejeiro
O Polo Cervejeiro de Ribeirão Preto é composto por 14 cervejarias independentes da cidade e da região (Alquimia Cervejaria, BR Brew, Experiência, Invicta, Lund, Maltesa, Martinica, SP 330, Cervejaria Walfänger, Weird Barrel Brewing Co., Wolfes Bier, Oráculo, Pata da Onça e Sales Bier).