“Livramento de Deus”. Foi assim que o prefeito Ricardo Silva (PSD) caracterizou o retorno a Ribeirão Preto depois de ser surpreendido pelo bloqueio do espaço aéreo Israelense em meio a bombardeios no Oriente Médio. O político havia viajado por convite do próprio governo isralense, através do Governo de São Paulo, mas precisou retornar antes mesmo de avançar sobre o continente.
Durante entrevista ao programa Larga Brasa, nesta segunda-feira (16), o prefeito de Ribeirão Preto comentou sobre a situação. “Quase que eu embarco para a guerra. Eu fui convidado pelo vice-governador de São Paulo, Felício Ramuth, para uma viagem toda paga pelo Governo de Israel. Eles iam oferecer soluções em tecnologia, inteligência artificial”, explicou o prefeito Silva.
“Eu quero colocar na cidade monitoramento por câmeras com inteligência artificial para reconhecer criminosos, carros roubados, enfim. Lá em Israel tem muita tecnologia e muito barata. Fui lá para conhecer isso”, continuou Ricardo Silva.
Ainda durante a viagem, Ricardo Silva disse ter tomado conhecimento dos ataques de Israel ao Irã. “Eu ia fazer escala em Paris. Nesse meio tempo, a gente teve a informação e deu tempo de voltar. Outros prefeitos que foram um dia antes não tiveram essa sorte”, continuou Ricardo Silva, que retornou na madrugada deste domingo (15).
Assista a entrevista na íntegra:
A viagem
Ricardo partiu à Israel nesta quinta-feira (12). Na ocasião, o prefeito havia sido convidado pelo consulado-geral de Israel em São Paulo, representado por Rafael Erdreich, com o objetivo de fortalecer as relações institucionais entre o estado de São Paulo e Israel, além de buscar parcerias estratégicas em áreas como tecnologia, segurança pública, agricultura, cidades inteligentes e sustentabilidade.
Além de Silva, também viajaram os prefeitos Ricardo Nunes (São Paulo), Anderson Farias (São José dos Campos), Carlos Eduardo Pereira da Silva (Campos do Jordão) e Odair de Moura e Silva (Barretos).
O retorno do político ao município estava previsto para a próxima quarta-feira (18). Durante o período de viagem de Ricardo Silva, Alessandro Maraca (MDB) assumiu como prefeito de Ribeirão Preto em exercício.



