Livro sobre canabidiol é finalista do Prêmio Jabuti; obra foi organizada por professores de Ribeirão Preto

No total, 1.953 obras foram inscritas na primeira edição do Prêmio Jabuti Acadêmico, criado em 2024

Obra concorreu com outras 1.953 – Capa do livro/divulgação

Olivro Canabidiol na Medicina – da pesquisa à prática clínica, Editora Manole, 368 páginas, organizado pelos professores José Alexandre de Souza Crippa, Francisco Silveira Guimarães, Antonio Waldo Zuardi, todos da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP e pelo ex-aluno de doutorado da FMRP José Diogo Ribeiro de Souza, foi anunciado na última quinta-feira (18/7), como finalista do Prêmio Jabuti Acadêmico, na categoria Medicina.

No total, 1.953 obras foram inscritas na primeira edição do Prêmio Jabuti Acadêmico, criado em 2024 para reconhecer e valorizar a excelência nas áreas científicas, técnicas e profissionais no Brasil. Para os organizadores, o Prêmio Jabuti é uma das mais importantes premiações literárias do Brasil, valorizando obras de relevância acadêmica e científica. “Ser finalista reconhece a qualidade do trabalho e a contribuição do livro para a medicina, além de chamar atenção para a necessidade de mais pesquisas sobre o canabidiol, ainda envolto em controvérsias e desafios regulatórios”, afirmam.

O livro cobre, de maneira integral e atualizada, as terapias com canabidiol em diversos diagnósticos. Está dividido em cinco seções: “Entendendo o Canabidiol”; “Canabidiol na Neurologia”; “Canabidiol na Psiquiatria”; “Canabidiol em Outras Condições Clínicas”; e “Canabidiol: Aspectos Práticos e Perspectivas”. São 32 capítulos que abordam de forma crítica e atualizada os conteúdos relacionados ao CBD, escritos com a colaboração de 40 professores, pesquisadores e clínicos especialistas na área.

A apresentação do livro foi escrita pelo professor Raphael Mechoulam (1930-2023), da Universidade Hebraica de Jerusalém (Israel), descobridor do THC, CBD e de quase todos os outros canabinoides ¬ falecido pouco antes do lançamento do livro.

A cerimônia de entrega da premiação ocorrerá em 6 de agosto, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo, onde serão anunciados os vencedores das categorias nos eixos de Ciência, Cultura e Prêmios Especiais.

A obra pode ser adquirida no site da editora.

**Texto de Jornal da USP