RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Livros de Golfeto são doados para projetos de educação e leitura; material foi deixado para a Acirp em testamento

“O objetivo foi tornar o legado de Golfeto acessível ao maior número de pessoas”, explica a presidente da Acirp, Sandra Brandani

Biblioteca Antonio Vicente Golfeto, localizada e ativa na sede da Acirp, no Centro, no dia da inauguração, em 13 de maio de 2024 | Foto: Divulgação

Parte do acervo da biblioteca particular do professor Antonio Vicente Golfeto, deixada em testamento a cargo da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp), agora está disponível para auxiliar em projetos públicos de educação e leitura.

Falecido em 2023 aos 80 anos, Golfeto esteve à frente do Instituto de Economia Maurílio Biagi da Acirp por décadas e deixou sua coleção particular de quase 5 mil livros em testamento para a entidade.

O material estava disposto em uma biblioteca montada em sua antiga sala no Palácio do Comércio e Indústria. O espaço, porém, não comportava adequadamente todo o acervo.

A entidade, então, optou por manter ali os livros de não ficção, mais relacionados ao legado de Golfeto à Acirp, e fazer uma doação pública do excedente, que foi entregue à Fundação do Livro e Leitura, responsável pela realização da Feira Internacional do Livro (FIL) de Ribeirão Preto, e a Escola Estadual PEI Professora Sueli Terezinha Danhone.

Cerca de 1,8 mil exemplares foram destinados às duas entidades, que passam a ser responsáveis pela conservação e uso das obras em ações que ampliem o incentivo à leitura e a difusão cultural.

“O objetivo foi tornar o legado de Golfeto acessível ao maior número de pessoas, beneficiando tanto estudantes e acadêmicos como a população em geral”, explica a presidente da Acirp, Sandra Brandani Picinato.

Acervo escolar

Os livros encaminhados à escola passam a integrar o acervo da sala de leitura, atendendo alunos e comunidade. De acordo com o diretor Márcio Rodrigo Garcia, o material vai contribuir para o desenvolvimento dos estudantes.

“A literatura é uma ferramenta poderosa que estimula a imaginação, o pensamento crítico e o amor pelo conhecimento. Agradecemos sinceramente pela parceria e pelo apoio à educação em nossa comunidade. Estamos ansiosos para ver o impacto positivo que essa doação trará para nossos alunos e na promoção da leitura em nossa escola”, declarou Garcia em nota enviada à Acirp.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS