Luto na Igreja Católica: Papa emérito Bento XVI morre aos 95 anos

Joseph Ratzinger foi Papa entre 2005 e 2013. Foi o primeiro papa a renunciar depois de 600 anos

Na manhã  deste sábado (31), o Vaticano anunciou a morte do Papa Emérito Bento XVI, as causas ainda não foram reveladas, sabe-se apenas que ele estava com a saúde debilitada e vivia há 10 anos no mosteiro Mater Ecclesiae, no Vaticano.

Joseph Ratzinger, nasceu no dia em 16 de abril de 1927 na cidade de Marktl,  na Alemanha, mas passou boa parte da infância e adolescência em Traunstein, perto da fronteira com a Áustria.

Com a morte de João Paulo II, ele foi escolhido Papa em 19 de abril de 2005, quando então assumiu o nome Bento XVI,  numa homenagem a Bento XV, o papa que esteve à frente da igreja católica durante a primeira guerra mundial.

Durante o seu pontificado, Bento XVI enfrentou duras críticas e teve que conviver com crises dentro da própria igreja. Seu conservadorismo rendeu polêmicas históricas, como afirmações contrárias à adoção de crianças, por pessoas do mesmo sexo.

“A Igreja não pode admitir no Seminário e nas Ordens Sacras aqueles que praticam a homossexualidade, apresentam profundas tendências homossexuais ou apoiam a chamada cultura gay”, afirmou Bento XVI, num documento postado do site do Vaticano.

Chegou a criticar a imprensa por não valorizar o casamento e a virgindade dos solteiros. Temas como aborto, pedofilia e homossexualidade também foram alvo de discussão.  Pediu para que os governos incentivassem as mulheres que optam por cuidar dos seus filhos e dos afazeres domésticos, lembrando tratar-se de um dever feminino.

Foi acusado de omissão quanto aos abusos sexuais de padres pedófilos. Respondeu por críticas da imprensa à falta de transparência nas contas do Vaticano, acusado inclusive de favorecer a lavagem de dinheiro, num caso conhecido como  Vatileaks.

Em fevereiro de 2013, renunciou ao cargo, alegando sério e comprometedor estado de saúde. Depois de 600 anos, foi o primeiro a renunciar o papado. Por isso é chamado de Papa Emérito, ou seja, aquele que não tem função de comando da igreja, mas mantém a alcunha do papado.

O Cardeal argentino, Jorge Mario Bergoglio, foi o substituto, assumindo o nome de Papa Francisco.

O funeral está marcado para acontecer dia 05 de janeiro e será o primeiro na história da igreja católica, em que o papa reinante enterrará outro papa.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS