RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Mais de 10 mil manutenções de esgoto foram realizadas em Ribeirão Preto entre janeiro e setembro

Ações da Saerp garantem funcionamento adequado da rede e reforçam importância da conscientização da população

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Saerp (Secretaria de Água e Esgoto), contabilizou 10.858 atendimentos de manutenção no sistema de esgoto da cidade entre janeiro e setembro de 2025. Os trabalhos, que vão desde desobstruções de tubulações até reparos estruturais, são fundamentais para assegurar o bom funcionamento da rede.

Entre os serviços mais realizados, destacam-se as desobstruções com varetas e mini-hidros, que somaram 7.641 registros no período. Já o uso de hidrojato — técnica aplicada para remover obstruções mais resistentes — foi necessário em 1.488 intervenções.

As equipes também atuaram em 918 casos de abertura de erosões, que exigem atenção especial para evitar danos à malha viária. Outros 798 atendimentos foram de nivelamento de poços de visita (PV) e recolocação de tampões, medidas essenciais para manter a segurança e acessibilidade das vias. Além disso, foram realizadas 13 limpezas de fossas. A média mensal no período foi de aproximadamente 1.206 atendimentos.

O secretário da Saerp, José Rui Bonatto, ressalta que a eficiência da rede depende tanto do trabalho técnico quanto da colaboração da população. “O descarte irregular de resíduos sólidos, como papel higiênico, plásticos e óleo de cozinha, é uma das principais causas de obstruções. Esses materiais comprometem o escoamento, podendo gerar transbordamentos e o retorno de esgoto para os imóveis”, alertou.

Para evitar transtornos, a recomendação é de que apenas fezes, urina e água sejam descartadas no vaso sanitário. Resíduos sólidos devem ser encaminhados para os locais apropriados.

As equipes da Saerp trabalham diariamente na manutenção da rede. A colaboração dos munícipes também é fundamental para identificar problemas e agilizar os atendimentos. Para isso, basta acionar a Central de Atendimento, pelo telefone 0800 115 0 115, disponível 24 horas por dia.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS