Em 2020, a Prefeitura de Ribeirão Preto realizou, por meio do Comitê Intersecretarial de Atenção às Pessoas em Situação de Acumulação, 12 ações de limpeza e apoio a acumuladores na cidade. No total, foram mais de 67,5 toneladas de resíduos e materiais recicláveis das residências.
Segundo Kelly Cristina da Silva, coordenadora do Comitê Intersecretarial, três das 12 ações foram realizadas por amigos e familiares de acumuladores, com apoio e orientação dos órgãos públicos. “Uma experiência que deu muito certo e se mostrou positiva para todos os envolvidos”, declarou.
Os critérios adotados pelo Comitê para avaliar os casos e estabelecer prioridade de atendimento a acumuladores são o grau de risco à saúde, a idade da pessoa a ser atendida e a situação da residência.
“Há casos em que mesmo a pessoa sendo mais jovem precisa ser atendida com urgência, devido à situação de risco da casa”, complementa a coordenadora.
Para 2021, a previsão é manter os atendimentos e também realizar uma ação por mês. Na próxima semana, o Comitê Intersecretarial de Atenção às Pessoas em Situação de Acumulação vai se reunir para definir a data da ação de janeiro.