A “maratona” de festas provocada pelas confraternizações e atividades em virtude das comemorações do Natal e Ano Novo, que também podem coincidir com o período de férias, exige atenção redobrada e alguns cuidados em relação à saúde.
Nesse período, em que as pessoas costumam ficar mais descontraídas, podem ocorrer excessos em relação à comida e bebidas. Elas podem ser os “vilões” e “gatilhos” para problemas de saúde como hipertensão, diabetes e intoxicações.
Segundo dados do Ministério da Saúde, são notificados em média, por ano, 700 surtos com envolvimento de 13 mil doentes por problema relacionado a doenças transmitidas por alimentos.
Análise
De acordo com a gerente de Medicina Preventiva e dermatologista do Grupo São Francisco, Michelle Bussade, pequenas mudanças em relação à preparação dos pratos e hábitos alimentares contribuem para prevenção. “Na hora da ceia é importante dar preferência para opções mais saudáveis com legumes, verduras e frutas. Faça a opção por carnes magras e assadas. No consumo de bebidas é importante intercalar as doses com água e não exceder na quantidade”, diz Michelle.
Outra preocupação apontada pelos profissionais na área de saúde envolve problemas de pele como irritações e alergias, além dos casos de frieiras, micoses, conjuntivite e infecções bacterianas.
“Com a chegada do verão, temos o aumento do calor e da umidade, que são as principais causas para as doenças de pele”, afirma Michelle.
Dicas para aproveitar sem se complicar
– Como aperitivos opte pelas nozes, castanhas, amêndoas, cenoura palito, queijo branco ou frutas secas como o figo, tâmaras, ameixa e damasco;
– Evite embutidos, queijos amarelos e alimentos com excesso de sal;
– Evite os destilados por terem o teor alcoólico maior. O champanhe por ter poucas calorias (80 kcal/taça) pode ser consumido em substituição aos destilados;
– Na sobremesa a rabanada frita pode dar lugar à assada e às frutas típicas da época como a cereja, pêssego, abacaxi, uva e ameixa;
– Não permaneça com roupas molhadas;
– Use protetor solar;
– É recomendado pelo menos dois litros de água por dia;