Nesta quinta-feira, dia 15 de junho, a Maria Fumaça voltou a Ribeirão Preto, foi direto para o Parque Maurílio Biagi e ganhou nova estrutura totalmente coberta. O abrigo remete a uma miniestação ferroviária, com espaço de visitação monitorada para a população, com explicações sobre sua história, a chegada e sua evolução em Ribeirão Preto e região, bem como a importância que o café teve para a cidade.
A inauguração será na próxima segunda-feira, 19 de junho, às 10h, data que marca a comemoração do aniversário de 167 anos de Ribeirão Preto.
A Maria Fumaça foi fabricada na Alemanha, em 1912, e bastante utilizada para escoar a produção de café até o porto de Santos no início do século passado.
Anteriormente, a locomotiva ficava exposta na Praça Francisco Schmidt, região central, considerada patrimônio histórico pelo Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural (Conppac). Foi restaurada pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), em Campinas/SP, com investimento da Secretaria da Cultura e Turismo de R$ 749 mil.