Acompanhada pelo próprio filho, durante um passeio de bicicleta pela rua Marginal, em Guaíra-SP, na tarde desta quarta-feira (26), uma mulher não identificada abandonou cinco filhotes de cachorro, que estavam em uma mochila.
O crime de abandono e maus tratos foi registrado por uma Câmera de vigilância da região. Após ouvirem o choro dos pequenos animais, moradores do bairro Nova Guaíra abriram a bolsa e acionaram o departamento de Zoonoses e Bem-estar da Prefeitura do município.
De acordo com a veterinária Marina Tristão, que atua como profissional do governo municipal, a falta de oxigênio acabou causando a morte de um dos filhotes. “Eles estavam desidratados e ofegantes. Um dos cães morreu por hipóxia (falta de oxigênio), porque estava embaixo dos outros”, lamenta a profissional em entrevista ao portal Regional 24H.
Atualmente, os filhotes sobreviventes estão sob responsabilidade da prefeitura de Guaíra. Os animais estão recebendo os medicamentos necessários e também passarão por tratamento, medicação para eliminar ectoparasitas, vacinação e vermífugo para serem destinados à adoção.
Interessados em adotar devem entrar em contato pelo telefone (17) 9 9165-0381.
Legislação
A Lei 9.605/98, também conhecida como Lei de Crimes Ambientais, é a legislação brasileira que trata dos delitos e infrações relacionados ao meio ambiente. O artigo 32 desta lei aborda especificamente o tema da “maus-tratos a animais”. Abaixo está o texto do artigo 32:
“Art. 32. Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos. Pena – Detenção, de três meses a um ano, e multa.”
Esse artigo estabelece que é crime maltratar, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, sejam eles nativos ou exóticos.
**Com informações de Regional 24H