Um novo golpe começou a circular em Ribeirão Preto no início deste mês. Criminosos estão enviando e-mails fraudulentos cobrando tributos municipais, enganando moradores desavisados. Para esclarecer a situação, o secretário adjunto da Fazenda da Prefeitura de Ribeirão Preto, Editon Volpi Gomes, explica como o golpe funciona. “Os criminosos entram em contato com os munícipes através de telefone ou e-mail, solicitando informações e se passando pela Prefeitura. É necessário tomar muito cuidado para não fornecer dados sensíveis como CPF, número de cartão de débito, crédito e dados bancários a estes golpistas.”
O secretário reforça que a Prefeitura não realiza esse tipo de comunicação por e-mail e orienta sobre como proceder caso alguém receba uma mensagem suspeita. “Quando esse e-mail chegar com a identificação da Prefeitura, não clique em nada, não faça nenhuma ação e ligue para a nossa central de atendimento ou se dirija ao Poupatempo para obter mais informações. O importante é deixar claro que a Prefeitura não faz esse tipo de comunicação com o município.”
Ainda não foi possível identificar a origem dos golpes, mas a Prefeitura informa os canais de atendimento disponíveis para denúncias e esclarecimentos. “Nossos canais de atendimento são o call center pelo telefone (16) 3519-3450, que funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e o Poupatempo, que atende de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h”, informa o secretário.
Além disso, estão sendo adotadas medidas para alertar a população. “Estamos fazendo um trabalho de conscientização através do setor de comunicação para que o município não responda, em hipótese alguma, a esses e-mails ou ligações falsas que os criminosos estão fazendo para obter dados sensíveis. Qualquer prejuízo que o munícipe tenha, ele deverá, infelizmente, fazer um Boletim de Ocorrência e procurar os meios jurídicos para tentar reverter essa fraude”, alerta Gomes.
O golpe em Ribeirão Preto faz parte de um problema crescente no Brasil. De acordo com a 21ª Pesquisa Panorama Político, realizada pelo Instituto Datasenado, do Senado Federal, publicada em outubro de 2024, cerca de um quarto da população brasileira afirma já ter sido vítima de golpes digitais. O levantamento aponta que 24% dos brasileiros perderam dinheiro em crimes cibernéticos nos 12 meses anteriores à divulgação da pesquisa. Entre os crimes mais comuns estão clonagem de cartão, fraudes na internet e invasão de contas bancárias.
Como se prevenir
O professor Alessandro Hirata, da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP, que já atuou como Secretário Municipal de Justiça e da Casa Civil na Prefeitura de Ribeirão Preto, destaca como o cidadão pode identificar e-mails fraudulentos. “Existem diversos sinais que ajudam a levantar esse tipo de golpe, como e-mails enviados por remetentes desconhecidos ou por bancos dos quais uma pessoa não é cliente. Além disso, os crimes costumam usar mensagens com tom urgente e ameaçador, forçando a vítima a responder rapidamente”, explica o professor. Ele reforça que nenhum órgão público envia comunicados com caráter de urgência ou tom de ameaça.
Hirata alerta que, em alguns casos, os e-mails fraudulentos podem não conter ameaças ou pedidos urgentes, mas ainda assim apresentam aparências de fraude, como erros de ortografia e gramática, anexos suspeitos e links duvidosos. Esses sinais também podem estar presentes em mensagens falsas enviadas por SMS ou WhatsApp.
O docente explica que, embora existam mecanismos para identificar essas mensagens falsas, como filtros de inteligência artificial e protocolos de autenticação de e-mails, eles não são suficientes para eliminar completamente o risco de golpes. “Essas fraudes continuam acontecendo tanto por meio de mensagens digitais quanto por outros tipos de contato”, ressalta.
Para se proteger, Hirata recomenda algumas medidas preventivas, como “alterar senhas regularmente, não fornecer informações pessoais ou credenciais de acesso e manter todos os softwares sempre atualizados”. Caso uma pessoa caia em um golpe, mesmo seguindo essas previsões, ele orienta que o primeiro passo seja entrar em contato imediatamente com o banco, alterar as senhas e registrar um Boletim de Ocorrência. “Infelizmente, recuperar o dinheiro perdido em um golpe é muito difícil, por isso, a prevenção é a forma mais eficaz de proteção”, conclui.
**Por Jornal da USP



