Morre aos 80 anos, Vicente Golfeto, o professor que traduziu a economia para o povo

Foto: Arquivo pessoal

Faleceu, na noite deste domingo (8), aos 80 anos, Antônio Vicente Golfeto, o professor que traduziu a economia para o povo.

Vereador por quatro legislaturas, Golfeto exerceu seu trabalho jurídico na Acirp (Associação Comercial de Ribeirão Preto) e ajudou a criar o Instituto de Economia Maurílio Biagi, onde ocupava o cargo de diretor técnico até o final da vida.

Ele estava internado há 36 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital particular de Ribeirão Preto. A internação ocorreu em decorrência de problemas não detalhados, vindo o professor a sofrer a disfunção de múltiplos órgãos, sem conseguir recuperação.

Referência da economia em Ribeirão Preto, Golfeto foi formado em Direito em 1966, com ênfase econômico. Foi professor em várias universidades da cidade, além de ocupar o cargo de comentarista em uma televisão local.

O velório será realizado na Catedral Metropolitana de Ribeirão Preto, das 7h30 às 15h30. O sepultamento ocorrerá em seguida, no cemitério da Saudade.

Foto: Luiz Alba

Acirp

A ACIRP (Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto) manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento de ANTONIO VICENTE GOLFETO, ocorrido no final deste domingo (8/10).

Apesar de formado em Direito, o professor Golfeto, como carinhosamente era chamado por todos, tornou-se uma referência municipal e regional nas áreas de economia e negócios.

Além de vereador, comentarista econômico e professor, ANTONIO VICENTE GOLFETO era, também, o funcionário mais antigo da ACIRP.
Ele entrou para a associação em 1965 e, a partir dessa década, passou a atuar como responsável pelo Instituto de Economia Maurílio Biagi, da ACIRP.

A ACIRP apresenta as suas condolências a todos os familiares e amigos, na certeza se que a vida e a obra de ANTONIO VICENTE GOLFETO serão permanentemente lembradas na memória de todos aqueles que lhe eram queridos.

Prefeito lamenta

“É com profundo pesar que lamento o falecimento de Antônio Vicente Golfeto, aos 80 anos, ocorrido nesta madrugada.
Golfeto era uma referência, reconhecido por suas análises afiadas que abrangiam não apenas números, mas também a história e a política da nossa cidade.

Ele deixou um legado notável ao se formar em Direito na segunda turma da Associação de Ensino de Ribeirão Preto, hoje Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp), em 1966, com ênfase em Direito Econômico. Além disso, dedicou-se como professor titular em diversas universidades da nossa cidade, contribuindo para a formação de inúmeras gerações de estudantes.

Participou por várias vezes de reuniões em nossa administração, inclusive ao apresentar números referentes a região metropolitana e de Ribeirão Preto.

Golfeto será lembrado não apenas por sua expertise acadêmica, mas também pelas reflexões que deixou. Que sua memória e legado perdurem como inspiração para todos”.

A Prefeitura de Ribeirão Preto informa que o chefe do Executivo, Duarte Nogueira, decreta luto oficial de três dias pelo falecimento de Antônio Vicente Golfeto.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS