Morreu, nesta quarta-feira (26), em Ribeirão Preto, o médico cirurgião José Penteado Mendonça, aos 95 anos. Formado em 1951, Mendonça esteve na ativa por 70 anos, e fez sua primeira especialização em cirurgia geral e obstetrícia, e em seguida, cirurgia vascular periférica.
Em uma nota publicada, o Hospital Santa Casa ressaltou “a importância do médico na história deste hospital e da cirurgia vascular na cidade”. Mendonça iniciou sua carreira no hospital como residente, se tornando um dos primeiros cirurgiões de varizes e um dos fundadores do serviço de angiologia e cirurgia vascular no hospital.
Mendonça também foi professor em sua especialidade, sendo o pioneiro. “O médico recebeu em vida, uma homenagem da Santa Casa de Ribeirão Preto, com uma placa com seu nome. Um momento de grande emoção, conforme relatou Mendonça na época”, informou o hospital, nas redes sociais.
“Toda a equipe da Santa Casa de Ribeirão Preto lamenta a morte do Dr. Mendonça e ressalta a importância do médico na história deste hospital e da cirurgia vascular na cidade. Nossos profundos sentimentos à família e aos amigos”, finaliza a nota emitida pelo hospital.
A causa da morte não foi divulgada.