Os Jogos da Juventude realizaram nesta sexta-feira (15), penúltimo dia da competição, mais uma importante ação que vai muito além das quadras, tatames, tablados e campos. Foram entregues ao Fundo de Solidariedade de Ribeirão Preto, cidade-sede, cerca de 1.700kg de alimentos não-perecíveis. A doação é fruto de multas que as delegações das 27 Unidades Federativas receberam por não cumprirem algum ponto do regulamento. Assim, os Jogos da Juventude transformam uma punição em uma grande ação solidária.
“Essa é uma ação muito importante para nós do Comitê Olímpico do Brasil. A cidade-sede nos recebe de uma maneira muito acolhedora e podermos retribuir de alguma forma nos deixa muito orgulhosos. Acredito que essa doação irá chegar a quem mais precisa e, portanto, entendo que os Jogos da Juventude deixarão um legado, mesmo que pequeno, também nessas pessoas que não estavamEstiveram presentes na cerimônia de entrega: Gilberto Magioni, ex-prefeito de Ribeirão Preto; o vereador André Trindade; Ricardo Aguiar, secretário de esportes; Mariana Jábali, presidente do Fundo de Solidariedade; Duarte Nogueira, prefeito de Ribeirão Preto; e o próprio Daniel, representando o COB.
O Fundo de Solidariedade irá destinar os alimentos para famílias, associações e ONGs ligadas à instituição. Todos os anos os Jogos Escolares da Juventude arrecadam alimentos não perecíveis de delegações de todo o país. Conforme prevê o regulamento da competição, toda vez que uma delegação faz substituições, tem pendências em documentações, segunda via de credenciais, na troca de função ou outras situações, ela tem que doar alimentos após receber a notificação. diretamente envolvidas com o evento”, disse Daniel Santiago, coordenador dos Jogos da Juventude.