Mutirão de saúde Voluntários do Sertão chega em Barra do Choça, na Bahia, neste sábado

Foto: Divulgação

Já está tudo pronto para o embarque de mais de 300 profissionais voluntários no avião da Força Aérea Brasileira (FAB) neste sábado, dia 2 de setembro. O motivo dessa mobilização é o mutirão de saúde e social Voluntários do Sertão.

Em sua 20ª edição e com mais de 20 anos de história, O Voluntários do Sertão marca sua retomada após a pandemia com esta edição que começa dia 2 e segue até o dia 10 de setembro. A cidade que receberá esse mutirão de atendimentos gratuitos é Barra do Choça, na Bahia.

“A Organização Voluntários do Sertão nasceu de um sonho meu de levar para minha terra, a Bahia, oportunidade de acesso a itens básicos de vida”, conta Doreedson Pereira, mais conhecido como Dorinho, Presidente do Voluntários do Sertão.

Já há alguns anos, a ação acontece tradicionalmente no mês de abril. Em março de 2020, quando tudo começou a fechar e a parar por causa da pandemia a edição comemorativa dos 20 anos já estava organizada, mas foi precisar cancelar tudo.

Desde então, os organizadores, seguindo todas as orientações do Ministério da Saúde, não realizaram mais nenhuma edição, mas chegou o momento da retomada e consideraram importante fazer a ação mesmo fora do período tradicional. O mês de setembro foi a alternativa escolhida.

“Foi uma pausa necessária para preservar a saúde de forma geral. Mas entendemos que a população em situação de vulnerabilidade social, mais do que nunca, precisa de acesso à saúde e é isso que vamos oferecer durante esses dias da ação”, reforça Marta Meire, Gestora do Voluntários do Sertão.

E complementa: “Nosso cuidado é em sempre oferecer atenção completa à saúde. Nossa estrutura itinerante disponibiliza atendimentos nas áreas médica, odontológica e social, além disso conta equipe para realização de exames e procedimentos, inclusive cirúrgicos de pequena e média complexidades, e ainda oferece medicamentos para os tratamentos orientados pelos nossos profissionais voluntários”.

Participando como voluntário há 13 edições do projeto, o técnico de enfermagem Fulvio Pinheiro do Nascimento conta uma pouco dessa história de amor ao próximo. “Muitos profissionais têm o desejo de ajudar e se doar, porém não encontram onde nem como fazer acontecer e acabam fazendo trabalhos pequenos, com o Voluntários do Sertão eles conseguem dar o seu melhor, alcançando com qualidade e organização um número muito maior de pessoas que necessitam daquele atendimento especializado. A cada ação me realizo profissionalmente e tenho um crescimento pessoal e humano sem precedentes”.

Em seus mais de 20 anos de atuação, o mutirão Voluntários do Sertão já realizou mais de 400 mil atendimentos, exames e procedimentos, tudo oferecido de forma totalmente gratuita para a população. Ao todo, mais de três mil profissionais voluntários já atuaram com o Voluntários do Sertão.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS