A Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde realizou no sábado, 30 de novembro, mais um mutirão contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, zika e Chikungunya, nos bairros Parque São Sebastião, Jardim do Trevo, Vila Abranches e Jardim José Figueira.
Foram visitados 3.369 imóveis, onde foram encontrados quatro focos de larvas do mosquito Aedes aegypti, retirados 2.030 quilos de materiais inservíveis e 527 pneus.
Foram realizadas também atividades de orientação à população sobre as medidas preventivas para evitar a disseminação do mosquito Aedes aegypti.
Participaram das atividades 116 funcionários, 12 viaturas oficiais e 10 caminhões.
Participaram também das ações a Secretaria Municipal de Infraestrutura e das empresas Baroni, Multipneus e Ambient que cederam caminhões para recolhimentos dos materiais.
Números
Em Ribeirão Preto, conforme divulgado pela Secretaria da Saúde, somente em 2024, 42.660 casos de dengue foram confirmados no município. Ao todo, 62.026 foram notificados, enquanto 17.9670 exames não testaram para a doença, transmitida a partir da picada do mosquito Aedes aegypti.
No período, foram 21 óbitos. 10 mortes ainda são investigadas.
A zona Leste concentra o maior número de casos. Ao todo, a região contabilizou 12.390 doentes entre janeiro e 26 de novembro, quando a plataforma foi atualizada pela última vez.
Confira os dados na íntegra: