O governo de São Paulo anuncia nesta sexta-feira (9), por volta das 12h30, as cidades que irão avançar para a zona verde do Plano São Paulo, instituído pelo governo estadual para retomada gradativa das atividades econômicas após o período mais rígido da quarentena contra o novo coronavírus. A expectativa é que Ribeirão Preto seja uma das promovidas.
Na fase verde, os setores que já estão ativos podem ter a capacidade de atendimento ampliada de 40% para 60%. Eles ainda deverão respeitar protocolos padrão e setoriais específicos.
Pelas regras vigentes, para avançar para a fase verde, a taxa de ocupação de leitos de UTI deve ser inferior a 75 e a disponibilidade de leitos superior a 5. Nos indicadores de evolução da epidemia, os casos, óbitos e internações precisam ter variação inferior a 1,0. Além disso, as internações por 100 mil habitantes precisam ser inferiores a 40 e, os óbitos, abaixo de 5,0.
Reclassificação
A última reclassificação realizada pelo Governo de SP colocou todas as regiões paulistas na fase amarela, que permite o funcionamento, com restrições, do comércio de rua, shoppings centers, escritórios, bares e restaurantes, academias, salões de beleza e barbearias. Estabelecimentos de alimentação podem funcionar até as 22h para consumo local.