Estão abertas as inscrições para o projeto Nau Mercado de Trabalho. Até o dia 31 de agosto, jovens de 18 a 24 anos poderão se candidatar a uma das 90 vagas disponíveis. O objetivo é capacitá-los para o trabalho. Com duração de três meses, o projeto tem uma versão presencial para os moradores de Ribeirão Preto e outra online para participantes de todo o Brasil. Os aprendizes locais receberão vale-transporte, alimentação e todo o material necessário para o desenvolvimento das atividades.
Na programação estão temas como Linguagem e Comunicação, Raciocínio Lógico, Organização do Trabalho, Diversidade e Relacionamento Interpessoal, além de sessões de mentoria, como apoio psicológico e assistência social.
Segundo o diretor do projeto, José Urbano Brochado Júnior, a participação é totalmente gratuito. “Atendemos 120 jovens todos os anos. São 10 professores envolvidos nos treinamentos. Não chamamos de curso, mas sim de expediente que acontece três vezes por semana. A ideia é levar a eles uma experiência de trabalho. Além disso, temos 20 empresas parceiras que participam, por exemplo, em entrevistas de emprego”, explicou ele.
As inscrições devem ser feitas no site https://nau-inscricao.tamboro.com.br.
Para participar o candidato deve:
✔ ser aprovado em todas as etapas do processo classificatório;
✔ ter a nacionalidade brasileira ou portuguesa e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo Estatuto de Igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, nos termos do § 1º do art. 12 da Constituição Federal;
✔ ter idade mínima de 17 anos na data do início do Projeto, e máxima de 24 anos na data do término da inscrição;
✔ para os menores de 18 anos é necessária entrega da autorização dos responsáveis para a participação do jovem no Projeto NAU;
✔ não estar trabalhando ou desenvolvendo qualquer atividade remunerada, no momento da inscrição;
✔ ter na residência atual uma somatória salarial de até no máximo 4 (quatro) salários mínimos;
✔ estar cursando o 3º (terceiro) ano do ensino médio ou ter concluído na data do término da inscrição; ou estar cursando o 3º (terceiro) ano do EJA concluído na data do término da inscrição.
Confira a entrevista concedida pelo diretor do projeto José Urbano Brochado Júnior, ao programa Thathi Repórter