O setor de Leitura do Daerp está realizando os testes com o novo sistema de leitura e impressão simultânea das contas de água. Esta é a última fase da licitação para a contratação do novo sistema. A previsão é que os testes de implantação definitiva tenham início em cerca de 30 dias.
De acordo com João Francisco Mariotti, chefe da Divisão de Leitura, os testes estão sendo realizados com a impressora que será utilizada. O teste irá até hoje, segunda-feira (20), e faz parte da última etapa do processo licitatório, onde está sendo analisado o equipamento oferecido pela Boreal Brasil Tecnologia Ltda, com custo de R$ 1.038.998,80 por um contrato de 24 meses. Aprovado o equipamento, a licitação será homologada. A empresa vencedora fornecerá os equipamentos por locação e as bobinas de papel, com a configuração da conta do Daerp.
Nesta fase, está sendo testada a qualidade da impressão, resistência do equipamento e a sua compatibilidade com o sistema utilizado pelo Daerp. O equipamento já foi aprovado pelos técnicos da Coderp e do Daerp e está na fase de teste em campo, onde estão sendo simuladas rotas de leitura e o desempenho do equipamento pelos leituristas.
“Estamos otimistas com os testes e acreditamos que, em 30 dias, deveremos iniciar em definitivo para a implantação do novo sistema”, explicou Mariotti.
Novo sistema
O novo sistema de leitura e impressão simultânea da conta em implantação permitirá que os leituristas já imprimam e entreguem a conta ao usuário. Pelo sistema atual, os boletos são entregues posteriormente.
A impressão simultânea irá utilizar o sistema de leitura hoje existente no Daerp, onde é feita a leitura e inserido no sistema GSAN (Sistema Integrado de Gestão de Serviços de Saneamento) já utilizado pela autarquia. Este sistema, inclusive, permite o acompanhamento de todas as leituras online inseridas através de um aplicativo no celular.
“Esta medida vai agilizar tanto o trabalho de leitura e entrega, como também dará mais segurança ao usuário que recebe sua conta no momento da leitura”, afirma Mariotti.
De acordo com o cronograma de implantação, os testes serão realizados com a impressão saindo no layout da conta e a definição das novas rotas de atuação dos servidores. Até o início de outubro já deverá ter início um projeto piloto com a implantação do sistema em uma região da cidade. A implantação será feita gradativamente por setores, até atingir as 204 mil ligações de água existentes hoje no município.