Por Guto Junqueira
Augusto Balieiro já não está mais entre nós e desde ontem tem sido reverenciado apenas como um grande empreendedor do ramo cervejeiro. Mas ele foi, antes de tudo, um idealizador e realizador de grandes eventos e feiras. Em 1993, fui procurado por este ex-professor de matemática e fizemos uma reunião no então escritório da Multiplus/Standup na Av. Costa e Silva, empresa que ele dirigia. Começava ali uma parceria que duraria quase duas décadas. Foram dezenas de edições de feiras promovidas pela Multiplus e divulgadas pela agência da qual sou sócio, a Conceito Comunicação: Fenasucro, Agrocana, Fenacana, Habitec, Ffatia, Movinter, Movexpo, TechMovel, ISSCT, Brasil Cana Show, Agronegócios Copercana e por aí vai. Em cada feira, um grande laboratório de comunicação.
Foi numa Fenasucro, o maior evento do segmento sucroenergético do mundo e realizada em Sertãozinho, que meu atual sócio Sérgio Nogueira, então um garoto recém-formado, começou na Conceito. Ao longo de 20 anos, eu e minha equipe – até o amigo e jornalista Eduardo Schiavoni fez parte do time – produzimos para a Multiplus centenas de press releases, jornais, newsletters, entrevistas, coletivas e fizemos network com inúmeros e talentosos jornalistas de todo o Brasil, bem como com prestadores de serviço e empresários de peso de diferente setores da economia. Também numa Fenasucro que o Rodrigo Pinto, atual sócio da Conceito, se encontrou com o então presidente Lula em visita à feira.
Viajei o Brasil com a Multiplus … Recife, Goiânia, Mirassol, Rio Preto, Votuporanga, São Paulo, Sertãozinho, Piracicaba e outros lugares, sempre com o Augusto Baleiro no comando, ao lado de seu sócio Fernando Barbosa.
Acordávamos às 5h da manhã para o Augusto entrar ao vivo na TV na abertura das Feiras. Ele esteve em meu aniversário em casa, na fazenda da família e até dormiu no apartamento do meu pai em São Paulo. Fomos juntos certa vez de carro para Arapongas (PR), jogamos sinuca num posto do trajeto e desenvolvemos ainda um projeto de uma feira para estudantes – a Festudant!
Acompanhei quando ele comprou o sítio em Brodosqui e a construção da casa no local. Ele até tentou que eu adquirisse o terreno ao lado do sítio para que fôssemos vizinhos. Certa vez, atolei minha Niva (jipe russo) e, aturdido, liguei pedindo socorro para ele, que veio me rebocar com a sua própria Niva.
Perdemos contato há quase 10 anos quando ele e o Fernando Barbosa venderam a Multiplus, numa operação bem-sucedida e rentável, para a Reed (RX). Augusto passou então a investir em cervejas criando a Walfanger, uma referência hoje em Ribeirão Preto.
Alegre, divertido, carismático, brincalhão, músico, empreendedor, um cara de família! Sentirei falta de nossas conversas, cervejas, discussões, feiras, brincadeiras, viagens e encontros. Um sujeito inspirador!
Meus sentimentos a querida Ana Vera, e aos filhos Raoni e Caio, que vi crescerem no ambiente das Feiras. Augusto, para a Conceito, foi um personagem importante, e a Multiplus, um cliente que nos fez expor todas nossas qualidades ao mercado. Valeu, Augusto! Rest in peace!!!
Guto Junqueira é jornalista e diretor da Conceito Comunicação