O Partido dos Trabalhadores (PT) iniciou o super final de semana das convenções partidárias de Ribeirão Preto no sábado, em sua sede no Jardim Sumaré, oficializando a coligação “Amor por Ribeirão Preto”, composta por PT/PV/PCdoB (Frente Brasil da Esperança), PSOL, Rede, UP e PCB. Os nomes aclamados para a candidatura a prefeito e vice-prefeito foram Jorge Roque Jorge pelo PT e Artemízia Torres pelo PSOL.
As vereadoras Duda Hidalgo e Judeti Zilli compõem a chapa legislativa, enquanto a suplente Perla Miller também concorrerá, junto com o ex-vereador Jorge Parada pelo PV, o ex-vereador Gilberto Abreu e Professor Lages pelo PV. A coligação “Amor por Ribeirão” aguarda os apoios dos partidos AGIR e PMB, que realizarão suas convenções na segunda-feira e terça-feira, respectivamente.
O Partido Socialista Democrático (PSD) confirmou ontem, 29/07, a candidatura de Ricardo Silva à prefeitura de Ribeirão Preto, com o apoio do MDB que indicou o atual vereador Alessandro Maraca para vice na eleição majoritária.
A coligação “Pra Ribeirão Avançar” conta com o PSD, Solidariedade, PP, PDT, PL, MDB, PRD, Avante e Republicanos. O evento juntou no mesmo palanque os deputados Baleia Rossi, Léo Oliveira, Rafael Silva, Dulce Neves E Abranches Abdo ex-secretários da Cultura e Obras Públicas do Governo Dárcy Vera, e Suely Vilela ex-secretária da Educação durante o Governo de Duarte Nogueira. Embora Suely e o Diretório Municipal tenham divulgado apoio a Ricardo Silva na convenção, o PT negocia com a executiva nacional do partido socialista para um possível apoio.
O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) consolidou a indicação do candidato a vice-prefeito Alessandro Maraca para a chapa majoritária do PSD, encabeçada por Ricardo Silva. A chapa legislativa conta com os atuais vereadores Igor Oliveira e Matheus Moreno, além do ex-vereador Cícero Gomes, vereador inativo, 1º suplente Luizinho, (Luiz Antônio da Silva) e a ex-candidata a prefeita pelo MDB em 2020, Cristiane Bezerra.
Após a desistência da majoritária, o Progressistas aprovou seu apoio ao candidato do PSD e registrou sua chapa legislativa, em convenção que contará com o atual vice-prefeito, Daniel Gobbi, e os vereadores Franco Ferro e Renato Zucoloto. A ex-vereadora Viviane Alexandre também compõe a chapa do Progressistas. O Republicanos aprovou seu apoio ao candidato do PSD e registrou sua chapa legislativa, que contará com os atuais vereadores Brando Veiga e Gláucia Berenice da Universal, nicho evangélico.
O Podemos desistiu da candidatura a prefeito e o Coronel Usai sairá candidato a vereador. O partido decidiu apoiar Ricardo Silva do PSD, após comandado por Dulce Neves e Abranche Abdo. Antes comandado por Dulce Neves e Abranche Abdo, que patrocinam o vereador Marcos Papa, hoje Presidente do Partido, decidiram na convenção, apoiar Ricardo Silva. Papa e Usai, não foram vistos na convenção do PSD.
O PSDB e União Brasil, se uniram por mais tempo de TV e estrutura para contrapor a candidatura de Ricardo Silva do PSD e da frente de esquerda de Jorge Roque do PT. Acordo feito, André Trindade UB e Alessandro Hirata PSDB foram ratificados em suas convenções partidárias. O vereador Mauricio Gasparini do União Brasil tentará a reeleição, o ex-vereador Fabiano Guimaraes tentara retornar a Casa de Leis.
O PSDB consolidou a Chapa Legislativa com os atuais vereadores, Mauricio Abranches, que já foi agente de serviços no Governo Dárcy Vera e Sérgio Zerbinato. Zerbinato, poderá concorrer a eleição pois o processo de improbidade de autoria da Justiça Publica não teve desfecho na segunda instancia. Os ex-vereadores Adauto Marmita e Simões estão na chapa legislativa do PSDB.
O PMB e Agir, definem esta semana seus caminhos para eleição. Ambos negociam com o PT e o PMB tem pré-candidatura de Jason Albuquerque, mas a tendência é aderirem a coligação ‘Amor por Ribeirão”. A Chapa legislativa conta, do AGIR e PMB contam com as candidaturas a chapa legislativa dos ex-vereadores Evaldo Oliveira, Capela Novas e Walter Gomes respectivamente.
O Novo, consolidou a candidatura do empresário do município de Cravinhos Marco Aurélio Martins como candidato a prefeito de Ribeirão Preto e conta com o apoio do atual vereador André Rodini como puxador de votos na eleição legislativa.
**Texto por Ângelo Lopes