As obras do Parque Rubem Cione, localizado na zona Norte de Ribeirão Preto, seguem em ritmo constante. A intervenção, conduzida pela Secretaria de Meio Ambiente, visa transformar o espaço, fechado há 16 anos, em um centro de convivência voltado ao lazer, à cultura e à preservação ambiental.
Considerado um importante corredor ecológico do município, o parque está recebendo obras com o mínimo de interferência, de forma a preservar a rica biodiversidade presente na área.
“Esta é uma obra extremamente técnica, que vem sendo acompanhada de perto pela equipe da Secretaria de Meio Ambiente, porque precisamos assegurar a conservação da fauna e da flora existente aqui. O objetivo é integrar meio ambiente e sociedade, contudo, isso precisa ser feito de forma correta e com muito cuidado. Com esse trabalho meticuloso, a obra, neste primeiro momento, vem sendo realizada de forma mais extensa, mas está dentro do cronograma”, explica o secretário de Meio Ambiente, Claudio Almeida.
Até o momento, já foram executadas parcialmente as pistas de caminhada e ciclovias internas. As equipes também atuam na terraplanagem da área, etapa fundamental para receber as estruturas futuras. Essa fase exige atenção técnica redobrada devido à diversidade e sensibilidade do ecossistema local.
A obra teve início no final de abril de 2025, com previsão de um ano para a conclusão da primeira etapa, que contempla a construção das pistas de caminhada, ciclovias e uma quadra poliesportiva. Já para a segunda fase, as Secretarias de Obras, Meio Ambiente e Planejamento estão desenvolvendo o projeto executivo que incluirá novos equipamentos públicos de lazer e infraestrutura.
O investimento total ultrapassa R$ 20 milhões. Ao final das obras, o Parque Rubem Cione será uma das maiores áreas verdes urbanas de Ribeirão Preto, unindo natureza, esporte, cultura e turismo em um só espaço.



