Destaques das categorias especiais e melhor do ano serão anunciados em dezembro. O Observatório atua desde 1999, com o objetivo de transformar vidas e impactar comunidades através do fomento à leitura.
O Prêmio Melhores ONGs anunciou nesta sexta-feira (27) as 100 organizações brasileiras do terceiro setor vencedoras em 2023. E o Observatório do Livro e da Leitura é uma delas. Na lista, que já está disponível no site premiomelhores.org, é possível conhecer o nome de todas as organizações reconhecidas por suas boas práticas em quesitos como governança, transparência, comunicação e financiamento.
Essa é a sétima edição do Prêmio, realizado pelo Instituto O Mundo que Queremos (IOMQQ) e pelo Instituto Doar, com o patrocínio da Ambev VOA e apoio do Instituto Humanize, Prosas e Toyota do Brasil.
Às vésperas de completar 25 anos de existência, o Observatório do Livro tem cumprido, através de seus vários projetos e programas, o objetivo de desenvolver ações para estimular a leitura e ampliar noções de cidadania entre os recortes da população infantojuvenil, de pessoas idosas e privadas de liberdade. Mais do que isso, a instituição, que se notabilizou pelos diversos prêmios recebidos, busca oferecer aos beneficiários ferramentas que ampliem a sua concepção pessoal e coletiva do mundo.
Para Galeno Amorim, presidente da instituição, o prêmio coroa um trabalho realizado com dedicação, amor e competência pela causa da leitura, buscando transformar realidades através dos livros. Os destaques nas categorias especiais serão conhecidos durante a cerimônia oficial de premiação, prevista para acontecer em dezembro de 2023. “É um evento consolidado, mas a cada ano gostamos de trazer surpresas. Este ano, na cerimônia ao vivo, vamos trazer uma grande novidade”, antecipa Marcelo Estraviz, diretor do Instituto Doar.