A leitura do conto “O cego estrelinho”, de Mia Couto, marcou a retomada dos clubes de leitura Palavra Mágica, do Observatório do Livro, no sistema prisional, interrompidos desde o início da pandemia do coronavírus. A ação aconteceu no Centro de Ressocialização Feminino de Araraquara (SP), na quinta-feira (10), reunindo 15 mulheres que cumprem pena no local.
Os clubes, que já impactaram 9.000 pessoas presas, acontecem desde 2009, numa parceria com a Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel (Funap), instituição que desenvolve políticas públicas para a reintegração social dos apenados por meio de seus programas e projetos sociais. Estão programados três encontros mensais e, segundo o assistente de projetos do Observatório Leonardo Badin, a próxima obra a ser trabalhada será “Uólace e João Victor”, de Rosa Amanda Strausz.
A mediação da leitura fica por conta de Sílvia Nassif Del Lama, com o apoio de Ieda Helena Erbolato Machado Faganello, Rayane Moraes de Brito Silva e Maria do Carmo Naville Noventa, todas com atuação voluntária e treinadas pelo Observatório do Livro. “Os resultados gerados desde a implantação do projeto têm sido marcantes nas vidas de quem participa, com histórias transformadoras”, atesta o presidente do Observatório, Galeno Amorim.
3ª Jornada da Leitura no Cárcere – A leitura como prática de transformação social será o tema da 3ª Jornada da Leitura no Cárcere, que tem início no dia 29 de novembro e segue até o dia 1º de dezembro, exclusivamente pela internet. O evento vai reunir uma mostra dos principais projetos de fomento à leitura e redução das penas dos detentos do sistema prisional brasileiro em função do número de livros lidos.
A iniciativa da Jornada da Leitura no Cárcere – que terá início às 14h (horário de Brasília) e irá até às 16h30 – é do Observatório do Livro e conta com a parceria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o início do evento pelo site http://observatoriodolivro.org.br/jornada .