Ocupação de UTI cai abaixo de 75% e Ribeirão sonha com zona laranja

Anúncio será feito nesta sexta-feira (5); só nesta quinta, cidade criou oito novos leitos de UTI

0
Exames para detecção de covid-19 - Foto: Agência Brasil

Ribeirão Preto registrou, nesta quinta-feira (4), por volta das 17h50, a ocupação de 74,61% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na cidade. Isso significa que, se o governo de São Paulo levar em conta este cenário, a cidade deve ser reclassificada para a zona laranja do Plano São Paulo.

O anúncio da nova fase será feito nesta sexta-feira (5) pelo governador João Doria (PSDB). O limite para avançar para a zona laranja é 75% de ocupação nos leitos de UTI, entre outros critérios.

Ao longo desta quinta, entretanto, a cidade chegou a ficar com mais de 76% das vagas preenchidas, o que faria com que Ribeirão permanecesse na zona vermelha.

Atualmente, a cidade está na zona vermelha, mas a prefeitura de Ribeirão agiu para ampliar o número de leitos. Atualmente, a cidade tem 193 leitos de UTI, sendo que, ontem, eram oito a menos. Desde o começo da semana, entretanto, já são mais de 30 leitos na cidade.

Sem controle

Apesar de estar no limite para o avanço, a situação na cidade segue longe de estar sob controle. Nesta quirta, foram mais cinco mortes e 159 casos confirmados de Covid-19.

No total, segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde, Ribeirão já registrou 1.115 mortes e 47.393 casos confirmados da doença.