A ocupação no Lar Santana, prédio histórico localizado no bairro Vila Tibério, na zona Oeste de Ribeirão Preto, completou cinco meses.
O assunto foi discutido durante o Jornal da 79, nesta segunda-feira (19). Durante entrevista, o advogado Vanderley Caixe Filho considera a ocupação como uma devolução do espaço público à população, após anos de abandono como um “projeto de apagamento da história”.
“O quanto deste abandono não é um projeto ideológico de apagamento da história? É o apagamento do golpe de 64, da violência, das torturas. Nós estamos aqui ocupando esse prédio há 165 dias, e estamos fazendo desde o início exposições de filmes, debates. Isso é devolver o espaço público para a população”, disse.
A ocupação teve início em 11 de agosto, com o objetivo de denunciar o abandono do patrimônio público, que há mais de 15 anos sofre com a negligência. Durante o período de descaso, o espaço chegou a ser utilizado como campo para guerras de Airsoft.
Desde agosto de 2025, quando manifestantes acessaram o local, não houve qualquer acordo com o poder público.
O prédio não tem iluminação pública e um gerador foi providenciado pelos ocupantes. Também não há água disponível.
“Estamos cuidando do espaço, mas não pensando no prédio em si mas na memória que ele abriga e não pode ser apagada. Nós pretendemos ficar permanentemente aqui, até que apareça um oficial de Justiça e peça reintegração de posse”, disse. “Não podemos viver sem memória”, finaliza Caixe.
Outro lado
Na íntegra, confira a posição da Prefeitura de Ribeirão Preto sobre o caso:
“A Prefeitura de Ribeirão Preto informa que segue empenhada na busca de alternativas técnicas e financeiras para viabilizar o projeto de restauração do prédio, que se encontra abandonado há décadas, em razão da ausência de intervenções por administrações anteriores, com investimento estimado em aproximadamente R$ 11 milhões.
Em relação à ocupação atual do imóvel, a Administração Municipal esclarece que mantém postura aberta ao diálogo, respeitando os trâmites legais e o interesse público”.
O programa Jornal da 79 vai ao ar de segunda à sexta-feira, das 6 horas às 8 horas. Sintonize pelo 104,7 FM. Assista na íntegra:



