Operação investiga fraudes em licitações na região de Ribeirão Preto

Investigação tem como alvo um grupode empresas que forjava concorrência para vencer licitações de publicidade legal

0
Presos foram encaminhados para a CPJ - foto: Max Silva

O Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado de São Paulo), com apoio da Força Tática, deflagrou nesta terça-feira (23) uma operação contra fraudes em licitações e lavagem de dinheiro em Ribeirão Preto e região.

Batizada de “Urutau”, um pássaro que se “camufla bem”, a investigação tem como alvo um grupode empresas que forjava concorrência para vencer licitações de publicidade legal, ou seja, a publicação de editais em jornais de grande circulação.

Foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão, de imediato foram quatro pessoas presas temporariamente, dentre essas, duas mulheres, além disso 3 milhões em reais em bens dos suspeitos foram congelados no cumprimento da operação. Segundo o Gaeco, esses presos são os cabeças do esquema.

Foram 12 viaturas e 36 policiais empregados na Operação, além de 6 promotores e 3 agentes do Ministério Público.

Os presos foram levados até a Central de Policia Judiciária e em seguida devem ser levados para a cadeia. O Gaeco não descarta a participação e envolvimento de políticos na fraude.

Esquema

Segundo as investigações, o esquema funcionava da seguinte maneira: a organização criminosa usava empresas laranjas para entrar em licitações para fazer publicidade em de diversas Prefeituras.