A comissão julgadora constituída pelo Pensamento Nacional das Bases Empresariais anuncia os dois vencedores da edição 2023 do Prêmio PNBE de Cidadania, que será entregue no dia 5 de outubro, em São Paulo. O projeto Tocando a Vida da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto e a educadora Maria Izolda Cela de Arruda Coelho foram selecionados pelo júri. Prêmio Hors Concours foi anunciado ao projeto Gerando Falcões, considerado merecedor, porém fora da disputa por já ter reconhecimento internacional.
A centenária orquestra ribeirão-pretana, venceu na categoria “Empresa/Entidade Cidadã – Foco em Educação” por seu propósito, abrangência e consistência das ações e resultados do projeto Tocando a Vida, que proporciona inclusão sociocultural através de aulas gratuitas de música para crianças e jovens das regiões menos favorecidas de Ribeirão Preto. Izolda Cela venceu na categoria “Empresário(a)/Personalidade Cidadã – Foco em Educação” por seu importante trabalho na Prefeitura de Sobral, e depois no Estado do Ceará, que estimulou outras cidades e estados a aprimorarem a educação fundamental.
A Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto é uma entidade privada sem fins lucrativos mantida pela Associação Musical de Ribeirão Preto com mensalidades de sócios, patrocínios de empresas e projetos de incentivo à cultura. Além dos concertos e montagens de ópera, a orquestra, que comemorou 100 anos em 2022, tem o projeto Tocando a Vida com cinco núcleos em bairros periféricos da cidade onde são ministradas aulas gratuitas de teoria musical, canto coral e instrumentos musicais. Muitos jovens do projeto seguem carreira acadêmica na área, outros ingressam na orquestra, mas, independentemente disso, o Tocando a Vida contribui com formação de plateia, socialização dos jovens e o desenvolvimento dos alunos em diversas disciplinas escolares. Até setembro deste ano o projeto tinha 540 alunos matriculados. Muitos deles, nunca tiveram a oportunidade de assistir a um concerto de orquestra antes.
A educadora Izolda Cela foi secretária adjunta de Educação e secretária municipal de Educação de Sobral, no período de 2001 a 2006, e secretária estadual de Educação do Ceará entre 2007 e 2014. Desde então, os resultados que vêm sendo alcançados em Sobral e no Ceará fizeram com que a política educacional cearense se tornasse referência nacional e internacional, hoje sendo modelo para municípios e estados brasileiros que buscam o aperfeiçoamento dos seus sistemas educacionais. Em janeiro de 2023, assumiu o cargo de secretária-executiva do Ministério da Educação.
A rede Gerando Falcões é uma ação que oferece serviços de educação, desenvolvimento econômico e cidadania em territórios de favela e atua em mais de 6.000 favelas no Brasil.
Prêmio PNBE de Cidadania
Criado em 1992 para reconhecer ações que transmitem valores e princípios de cidadania, o prêmio tem duas categorias: empresário(a)/personalidade cidadã e empresa/entidade cidadã que tenham compromissos com o combate à desigualdade, desenvolvimento sustentável e/ou educação. A avaliação foi feita por júri independente.
Integram o júri da edição 2023 do Prêmio o empresário Mario Ernesto Humberg, presidente do Conselho Consultivo do PNBE, os associados do PNBE Sylvain Kernbaum, Fatima Raimondi e Edna Queiroz e, conforme determina o regulamento, três pessoas de destaque da sociedade civil e não pertencentes ao quadro de associados do PNBE: o professor José Vicente, reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, a executiva Inês Mindlin Lafer, do GIFE-Grupo de Institutos Fundações e Empresas, e a consultora Jorgete Lemos, especialista em Diversidade, Equidade e Inclusão.
Mais de 2.800 trabalhos foram inscritos nas edições anuais do Prêmio, que aconteceu até 2011, em que foram premiadas 127 personalidades e ações de cidadania.
O PNBE foi fundado em 1987. Trata-se de uma entidade empresarial não corporativa, apartidária e plural, de âmbito nacional, formada por empresários e empreendedores de todos os portes e ramos da atividade econômica, que lutam pelo fortalecimento da cidadania e aprofundamento da democracia nas diversas instâncias da nação (governos da União, estados, municípios), pela ética na política e amplo exercício dos direitos da cidadania no Brasil e pelo desenvolvimento econômico com justiça social e preservação ambiental.
O PNBE busca mobilizar a sociedade para construir um ambiente socialmente justo, economicamente forte e inclusivo, ambientalmente sustentável, democraticamente estável e eticamente respeitável, agindo dentro de um espaço democrático, apartidário, que apoia políticas públicas e projetos identificados com seus ideais, ao mesmo tempo em que combate os clientelistas, antiéticos, corporativos e ineficientes.
Serviço
Prêmio PNBE de Cidadania
Dia: 5/10
Local: Restaurante Di Paolo (Rua Morás, 53 – Pinheiros)
Horário: 11h45 às 14h30