Otimismo toma conta do comércio varejista de Ribeirão para o dia dos pais

25% dos consumidores de Ribeirão farão compras de última hora
Movimento de pessoas no calçadão, principal ponto de comércio da cidade - Foto: Guilherme Sircili

O Comércio Varejista de Ribeirão Preto projeta crescimento entre 4% e 6% nas vendas para o Dia dos Pais, em 2023, na comparação com o mesmo período do ano passado. A data será comemorada no próximo dia 13 de agosto (domingo). O valor médio desembolsado para a compra do presente, em Ribeirão, deve variar entre R$ 150 e R$ 200. O levantamento é do Centro de Pesquisas do Varejo (CPV), do SINCOVARP – Sindicato do Comércio Varejista, e da CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas.

“O primeiro semestre sempre pesa mais no bolso do trabalhador, lembrando que muitos já gastaram com presentes no Dia das Mães, Dia dos Namorados, com a renovação das roupas de frio e com as férias escolares da criançada. Com base nesses fatores, entendemos que no Dia dos Pais desse ano os consumidores irão às compras, porém, com um pouco mais de cautela. Essa leitura é reforçada pela pesquisa CNDL/SPC Brasil/OfferWise, que apurou que pelo menos 26% dos consumidores brasileiros costumam gastar mais do que podem com presente de Dia dos Pais e 12% pretendem deixar de pagar alguma conta para realizar a compra. Essa projeção também se reflete em Ribeirão Preto e região”, analisa Diego Gali Alberto, pesquisador e coordenador do CPV – SINCOVARP/CDL.

Ainda com base nessa tendência de um comportamento mais cauteloso, o CPV projeta que 71% dos consumidores da Região Metropolitana de Ribeirão Preto têm a intenção de comprar algum presente no Dia dos Pais, porém, buscando variedade de produtos, preços e, principalmente, de promoções. “E devem pesquisar bastante! Pelo fato de Ribeirão ser o grande polo de Comércio Varejista da macrorregião, isso acaba atraindo mais visitantes o que ajuda a manter a performance de vendas da cidade em patamar positivo”, explica o pesquisador.

Campeões de vendas
Em Ribeirão Preto, roupas representam a maior parte das intenções de compra para o Dia dos Pais (54%), seguidas de calçados (40%), perfumes e cosméticos (37%), acessórios como meias, cintos, óculos, carteiras e relógios (32%), além de celulares e artigos de tecnologia (21%). A data também acaba movimentando restaurantes, postos de combustíveis e segmentos ligados a viagens, uma vez que muitos se deslocam de uma cidade à outra, para verem os pais.

Locais de compras
A pesquisa CNDL/SPC Brasil/OfferWise aponta que 74% dos consumidores pretendem realizar suas compras em lojas físicas e 39% pretendem comprar algum presente pela internet, sobretudo em sites (73%), aplicativos (70%) e Instagram (22%). Entre aqueles que farão compras em sites e lojas online, 54% utilizarão sites de varejistas nacionais, 52% de varejistas internacionais, 33% marketplaces e 31% sites de lojas de departamento.

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