Pacientes desmaiam à espera de atendimento na UBDS do Quintino

Vídeos mostram o momento que elas são socorridas

0
Foto: Reprodução Grupo Thathi.

Duas pacientes que esperavam por atendimento na UBDS (Unidade Básica Distrital de Saúde ) do Quintino, zona Norte de Ribeirão Preto, desmaiaram na tarde desta quinta-feira (27). Vídeos gravados por familiares das mulheres mostram o momento que elas passam mal e são socorridas. Pelo áudio é possível ouvir o descontentamento das pessoas.  Confira.

Além disso, na mesma tarde, a unidade também registrou um outro caso de insatisfação da população. Parentes de um idoso reclamam da demora no atendimento e cobram por providência urgências. Em um trecho eles dizem que o senhor estava na UBDS desde às 19h da terça-feira (26).

Procurada para comentar as denúncias, a Secretaria Municipal de Saúde informou que as duas pacientes do início da Reportagem foram avaliadas e medicadas. Um passou por exames e outra foi regulada para um hospital.

Já em relação ao idoso, a pasta alegou que ele recebeu atendimento médico necessário durante a permanência na unidade e disse que a demora na regulação para o Hospital das Clínicas aconteceu em razão do do tempo necessário para conseguir uma vaga no local.

Como justificativa para o ocorrido, a secretaria disse que ocorreu um aumento de mais de 50% na demanda diária das unidades, entre 10h e 22h. Segundo a administração, o tempo de espera desta quarta-feira (27) foi de três hora, em média.

“A unidade de saúde opera com profissionais extras, totalizando seis médicos clínicos e quatro pediatras”, finalizou.