HC de Ribeirão Preto é evacuado após princípio de incêndio

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo atingiu uma estação elétrica do hospital, localizado no campus da USP; caso aconteceu na manhã de hoje (10)

Foto: Rede social

O Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto precisou ser evacuado na manhã desta sexta-feira (10) após princípio de incêndio na unidade de saúde, localizada no campus da USP (Universidade de São Paulo), na zona Oeste da cidade. Pacientes, acompanhantes e servidores foram retirados do local.

Conforme noticiado pelo Corpo de Bombeiros, em nota, o incêndio teria sido iniciado em uma estação elétrica da unidade de saúde. A corporação já atuou no local para controle do fogo.

“Nossas equipes estão atuando em um incêndio pelo HC da USP, em uma estação elétrica”, disse. Ninguém ficou ferido, e a causa do fogo ainda deve ser apurada pelas autoridades competentes.

Os pacientes serão transferidos. De acordo com o secretário da Saúde do município, Maurício Godinho, 25 leitos foram disponibilizados de forma imediata em hospitais do município. “Nós evacuamos, bloqueamos leitos, fizemos contato com outros hospitais da cidade, com a unidade de emergência do próprio hospital. Nós liberamos imediatamente 25 leitos”, disse em vídeo publicado nas rede sociais.

Na íntegra, confira a nota divulgada pela Superintendência do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, nesta sexta-feira (10):

“Na data de hoje, por volta das 7:50 ocorreu um incêndio devido uma falha no circuito elétrico da baixa tensão da subestação 02, que está localizada no pavilhão mecânico, na área externa do prédio do Hospital das Clínicas no Campus Universitário Monte Alegre, independe dos prédios onde estão localizadas as áreas assistenciais e de serviços.

Imediatamente, nossa equipe de Segurança, composta por bombeiros civis, brigada de incêndio do Serviço de Segurança e Medicina do Trabalho – SESMT, equipes Médica, de Enfermagem, da Engenharia, Hotelaria, de demais profissionais capacitados, entrou em ação, adotando os procedimentos protocolares previstos no Plano de Contingência, para preservação da saúde e da segurança de nossos funcionários, pacientes, enfim todos que aqui estavam.

O Corpo de Bombeiros foi acionado e prontamente, atendeu o Hospital, extinguindo o incêndio. Por segurança, os pacientes de algumas áreas mais críticas, como o CTI adulto foram transferidos para outras áreas do próprio Hospital e alguns para outros Hospitais, com a cooperação importante obtida da Secretaria Municipal de Saúde.
Nossa equipe de Engenharia Elétrica e do SESMT estão avaliando a situação e as áreas afetadas, pela falta de energia elétrica (administração e nutrição) estão retomando as atividades, na medida em que estão sendo liberadas.

Felizmente, somente houve dano material. As ações planejadas por nossa Equipe, em parceria com o Corpo de Bombeiros e a Secretaria Municipal da Saúde, permitiram toda a sinergia de resultados positivos, sem qualquer prejuízo aos pacientes e a todos que aqui estavam”.

**O texto será atualizado de acordo com a divulgação de novas informações sobre o caso.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS