Ribeirão Preto dá um passo histórico na transformação da sua mobilidade urbana. O prefeito Ricardo Silva (PSD) assinou, na tarde desta quinta-feira (18), em cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília, o contrato com o Governo Federal que prevê a liberação de uma linha de crédito no valor de R$ 1,1 bilhão para a implantação da Via Leste–Oeste, o maior investimento em mobilidade urbana já realizado na história do município, um dos compromissos de campanha do chefe do Executivo. Os recursos serão liberados por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Avançar Cidades, vinculado ao Ministério das Cidades, e têm como objetivo interligar regiões estratégicas da cidade, melhorar a fluidez do trânsito e impulsionar o desenvolvimento urbano de forma planejada e sustentável. A cerimônia contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do vice-presidente, Geraldo Alckimin (PSB), do prefeito de Ribeirão Preto, Ricardo Silva (PSD), do ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, do prefeito Ricardo Silva, do deputado federal Baleia Rossi (MDB), do deputado estadual Léo Oliveira (MDB), das vereadoras Duda Hidalgo (PT) e Perla Müller (PT) e demais autoridades. A assinatura do contrato oficializa uma articulação institucional que viabiliza obras aguardadas há mais de 60 anos pela população de Ribeirão Preto. “A Via Leste–Oeste é uma conquista que nasce do diálogo, da articulação e da responsabilidade com a cidade. Esse foi um compromisso que assumimos ainda na campanha e que sempre tratamos como prioridade absoluta. Aqui não se trata de bandeira partidária, mas de empenho, de trabalho sério e de ir atrás daquilo que Ribeirão Preto realmente precisa e almeja há décadas. Quero registrar um agradecimento especial ao deputado federal Baleia Rossi, que é um grande parceiro de Ribeirão Preto e teve papel fundamental na articulação e na viabilização dessa conquista histórica. É um investimento que olha para as pessoas, para o desenvolvimento da cidade e para o futuro de Ribeirão”, afirmou o prefeito Ricardo Silva. A agenda com o presidente Lula reforça o empenho da atual gestão em manter diálogo permanente e articulação ativa junto às esferas Federal e Estadual. “Estamos buscando recursos, parcerias e soluções concretas para executar obras e atender, com responsabilidade e planejamento, as reais necessidades de Ribeirão Preto”, enfatizou Ricardo. Com intervenção de 27,1 km, projeto reorganiza o trânsito e redefine a dinâmica urbana A Via Leste–Oeste é a mais ampla e estratégica intervenção de mobilidade urbana já planejada no município. Trata-se de uma obra estruturante, de impacto metropolitano, que reorganiza a lógica de deslocamento da cidade, conecta regiões historicamente separadas e prepara Ribeirão Preto para um novo ciclo de crescimento urbano. O projeto cria um grande eixo viário perimetral, conectando as zonas Leste e Oeste e permitindo deslocamentos mais rápidos, seguros e eficientes entre os bairros, sem sobrecarregar o sistema viário central, hoje concentrado em corredores já saturados, como as avenidas 13 de Maio, Capitão Salomão, Dom Pedro I e o eixo central da cidade. Com aproximadamente 27,1 quilômetros de extensão, a Via Leste–Oeste configura-se como uma das maiores intervenções de mobilidade urbana já realizadas em Ribeirão Preto, com impacto direto na organização do trânsito, na dinâmica urbana e no funcionamento do transporte coletivo. O projeto é composto por um conjunto integrado de obras viárias, urbanísticas e ambientais que requalifica e implanta avenidas estratégicas ao longo de um extenso traçado que atravessa a cidade de ponta a ponta. Na região Leste, um dos principais destaques é a Avenida do Tanquinho, considerada um dos projetos viários mais antigos e aguardados da história do município. Concebida ainda na década de 1960, a obra permaneceu por mais de 60 anos como uma demanda histórica da cidade e, agora, finalmente sai do papel com a viabilização da linha de crédito federal. A implantação da Avenida do Tanquinho prevê a criação de um novo eixo estrutural de mobilidade, conectando áreas estratégicas e promovendo uma transformação profunda na circulação urbana. O projeto contempla a implantação da Avenida do Tanquinho no trecho entre a Avenida Marechal Costa e Silva e a Rua Onze de Agosto, dando continuidade à Avenida Guido Golfeto, além de sua extensão entre a Avenida Clóvis Bevilacqua e a Avenida Antônio Gomes da Silva Júnior. Também estão previstas a requalificação das avenidas José Gomes da Silva e Barão do Bananal e a criação de uma nova avenida de ligação entre a Avenida Clóvis Bevilacqua e a Avenida Professora Diná Rizzi, ampliando significativamente a conectividade urbana da região. Implantada às margens do córrego do Tanquinho, a nova avenida será integrada a um parque linear, com soluções modernas de drenagem urbana, recuperação ambiental, calçadas acessíveis, ciclovias e áreas arborizadas. Além de reduzir de forma expressiva o tempo de deslocamento entre bairros das zonas Leste, Norte e Oeste, a Avenida do Tanquinho terá papel fundamental na redistribuição do tráfego, desafogando corredores já saturados e oferecendo uma alternativa moderna, eficiente e sustentável de circulação. Na região Oeste, o projeto prevê a duplicação e requalificação da Avenida Rio Pardo, com a criação de um parque linear no antigo leito ferroviário, além da integração com a Via Norte e a revitalização do Parque Linear Ulysses Guimarães. A Via Leste–Oeste inclui ainda novas conexões viárias, pontes e adequações geométricas em pontos-chave do sistema viário, além da integração com áreas como o Morro da Vitória, ampliando a conectividade urbana. Concebida a partir do conceito de via completa, a Via Leste–Oeste prioriza não apenas os veículos, mas sobretudo as pessoas, com faixas exclusivas para o transporte coletivo, ciclovias contínuas e conectadas à malha existente, calçadas acessíveis e seguras, travessias qualificadas para pedestres e canteiros centrais amplos e arborizados, reforçando o compromisso da atual gestão com uma mobilidade mais democrática, sustentável e alinhada às melhores práticas urbanas contemporâneas. O novo eixo estabelece ligações diretas com os principais corredores viários e rodoviários de Ribeirão Preto, fortalecendo o papel estratégico do município na região. A Via Leste–Oeste se conecta à Rodovia Anhanguera, à Rodovia Alexandre Balbo e às avenidas Castelo Branco, Maurílio Biagi, Presidente Vargas e Independência, ampliando a fluidez do tráfego urbano e regional, melhorando o acesso a polos econômicos e logísticos e criando oportunidades de desenvolvimento ao longo de todo o seu traçado. O projeto reconhece ainda a complexidade social e ambiental das áreas atravessadas pela Via Leste–Oeste, especialmente nas regiões do Tanquinho, Rio Pardo e Lagoinha, onde há presença de populações em situação de vulnerabilidade. Por isso, sua implantação envolve uma atuação integrada de políticas públicas, com planejamento urbano responsável, ações sociais e reassentamentos quando necessários, sempre com foco na dignidade, no diálogo e na inclusão. Do ponto de vista ambiental, a Via Leste–Oeste prioriza soluções modernas de drenagem urbana, manejo eficiente das águas pluviais, respeito às áreas de preservação permanente e a recuperação ambiental, com a criação de parques lineares ao longo dos cursos d’água. Com a liberação da linha de crédito federal, Ribeirão Preto viabiliza um projeto estruturante, histórico e transformador, que reposiciona a cidade em um novo patamar de mobilidade, integração urbana e desenvolvimento sustentável.


