A temporada de caça ao candidato está aberta. E, para ser bem sucedido nas eleições de 2020, o Partido Novo aposta em uma novidade: buscar no mercado, através de uma empresa particular especializada em identificar e desenvolver executivos, nomes que possam ocupar o Palácio do Rio Branco a partir de 2021.
Para isso, o partido contratou a Exec, empresa de recrutamento e desenvolvimento de executivos, para buscar, na sociedade, nomes que possam ser recrutados para a disputa eleitoral. Os selecionados se juntam aos quadros do partido e passam por um processo seletivo. O escolhido disputará o posto, ou pode, ainda, ser candidato a vereador.
Pelo sistema, a empresa buscará pessoas com o perfil desejado, dentro dos requisitos passados pela legenda. O partido não terá ingerência no processo e os selecionados também se submeterão ao processo seletivo da legenda, caso queiram ser candidatos.
Camila Marion, sócia da Exec, é a responsável pelo processo em Ribeirão. Além da cidade, outros municípios estratégicos para o partido, como São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, entre outras, terão o mesmo sistema de seleção.
“Em dois meses que estarei aqui devo conversar com inúmeros executivos e empresários da cidade que estejam alinhados com os princípios e valores do partido e aceitem o desafio de conduzir a cidade nos quatro anos após a eleição de 2020”, afirma Camila.
Processo seletivo
Além de buscar no mercado um executivo capaz de assumir a função, o Partido Novo abriu um processo de seleção para a escolha do candidato do partido à Prefeitura de Ribeirão Preto. Alguns dos requisitos exigidos pela legenda são capacidade de gestão, comunicação, liderança, relacionamento interpessoal, habilidade de influência e simplicidade. A seleção não é feita diretamente pelo partido. Qualquer pessoa pode se inscrever até 15 de outubro. Os interessados podem se inscrever no processo, que é gratuito, pelo site https://querosercandidato.novo.org.br/last2.
O processo é composto por três etapas. Na primeira, os candidatos preenchem um formulário com informações pessoais e profissionais. Na segunda etapa, o postulante participará de entrevistas realizadas por uma banca de avaliação formada por dirigentes e convidados do partido.
Na última etapa, o participante terá duas atividades. Primeiro, deve preparar e encaminhar por e-mail sua visão do estado atual de Ribeirão Preto, bem como os principais desafios e um breve plano inicial de ação, caso eleito. Depois, irá ser sabatinado por membros do partido.
Para o líder do Núcleo do NOVO em Ribeirão Preto, o advogado Daniel Caetano, o objetivo é escolher um nome que represente os ideais do partido e que tenha condições de ser um bom gestor. “Estamos otimistas que vamos escolher um excelente nome para encabeçar a chapa do Novo em Ribeirão Preto, incluindo os candidatos a vereador”, afirma.