Páscoa X educação financeira

O show das vitrines pascoais começam a serem montadas, ovos com embalagens lindíssimas e com preços de tirar o fôlego.
As crianças, logo querem nadar nos ovos de chocolates e seus pais, em memória das tradições pascais da família, aguardam ansiosos para que reavaliem os preços praticados, na esperança de também nadarem juntos com a criançada.

Todo ano é a mesma coisa e dificilmente alguém separa algum dinheiro para a compra dos ovos de Páscoa com antecedência.  Dos mais simples aos mais sofisticados, é ali, nos dois últimos minutos do segundo tempo, que a decisão entre comprar qual ovo, de qual marca, de qual gramatura, é tomada.

E onde entra a educação financeira?

Quando começamos a ensinar o real significado da Páscoa às crianças!
Muitas famílias celebram a Páscoa Cristã por tradição, mas não se importam em transmitir o real significado de uma das festas religiosas mais sagradas do Cristianismo. A partir daqui, já fica bem fácil explicar que o coelho e o ovo são apenas símbolos e que os ovos eram apenas ovos de verdade pintados com cores bem alegres e não vinham com brindes.

Sabendo disso que tal fazer uma caça ao tesouro com ovos de galinha pintados? Quem achar ganha chocolates em barras, muito mais barato e muitas vezes com gramatura até maior que de um ovo.

Outro exemplo é ensinar sobre orçamento e escolhas financeiras: No quesito escolhas, os pais são muitas vezes mais animados do que as crianças na escolha dos ovos. Faça com as crianças o exercício sobre escolhas de vida e mostre que o valor em dinheiro de um único ovo de Páscoa pode render muito mais, caso sejam realizadas escolhas inteligentes. Imponha a vocês – pais e filhos – um valor limite de consumo para esse evento e procure pagar à vista por esse desejo. Não faz sentido se apertar financeiramente ou ter dívidas parceladas por meses, após o coelho já ter partido.

Sabendo disso, já imaginou que relação pode haver entre a Páscoa e os investimentos?
Originalmente, a palavra Páscoa significa passagem. Enquanto alguns comemoram a ressurreição de Jesus, outros celebram a Festa da Libertação, outras do querem saber do chocolate rsrs mas com toda certeza todos nós podemos dizer que a Páscoa representa a passagem para uma nova vida.

E ao mesmo tempo, os investimentos também são capazes de dar vida nova às suas finanças. Começar a investir é justamente o momento de passagem para essa nova fase e costuma requerer uma mudança de comportamento em relação a sua vida financeira.
O importante até aqui é perceber que a Páscoa e os investimentos são sinais de transformação, de renovação. E para os investidores, isso representa uma vida com muito mais educação financeira e possibilidades de rendimento.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS