RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Paulo Guedes descarta prorrogação do auxílio emergencial em 2021

Paulo Guedes, atual ministro da Economia no governo Bolsonaro - Foto: Marcos Corrêa/PR

O atual ministro da Economia, Paulo Guedes, descartou, nesta quarta-feira (7), a prorrogação do auxílio emergencial até os primeiros meses de 2021. O benefício, aprovado para minimizar os efeitos econômicos e sociais da pandemia da Covid-19, será encerrado em dezembro, segundo o ministro.

Até o momento, foram autorizados cinco pagamentos de R$ 600 e outros três de R$ 300. “Tem um plano emergencial e o decreto de calamidade que vão até o fim do ano. E no fim de dezembro acabou tudo isso”, afirmou Guedes. O prolongamento, segundo informações, passou a ser especulado diante do impasse para a criação do Renda Cidadã.

Entretanto, o Governo Federal ainda não definiu como irá financiar o programa social que deve substituir o Bolsa Família. A expectativa é que a proposta seja apresentada após as eleições municipais, pois o Palácio do Planalto quer evitar medidas impopulares, como cortes em outros benefícios e o fim de deduções no Imposto de Renda.

Famílias sem assistência

Segundo um estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o encerramento do auxílio emergencial em dezembro deve deixar aproximadamente 38 milhões de brasileiros sem assistência. 

A pesquisa ainda indica que as pessoas sem assistência, em sua grande parte, são trabalhadores informais de baixa renda e com pouca escolaridade. Os pesquisadores acreditam que esse estudo reforça a necessidade do governo definir novos rumos para as políticas assistenciais após o término do benefício.

*Contém informações de Money Report e Folha.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS