RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Pedreiros encontram ossada humana no lado externo de igreja em reforma

Ossada humana encontrada no lado externo da igreja matriz de Descalvado
Foto: Redes Sociais

A igreja matriz de Descalvado, a 100 km de Ribeirão Preto, passa por reformas e restauração. Um fato, no entanto, chamou a atenção dos moradores da cidade, quando os pedreiros que trabalhavam na obra encontraram, no lado externo da matriz, uma ossada, presumivelmente humana.

O fato se deu no final da tarde desta quarta-feira (12). A Polícia Militar foi acionada e, ao chegar ao local, solicitou a presença da perícia, que veio de São Carlos para atender a ocorrência.

As investigações foram iniciadas e assim que mais informações forem colhidas, acrescentaremos à matéria.

Outro lado

O jornalismo do Grupo Thathi entrou em contato com a igreja matriz de Descalvado e a Paróquia Nossa Senhora de Belém enviou essa nota:

“Nesta quarta-feira, dia 12 de julho, por volta das 14h, no local onde se encontram as obras de restauro e reforma da Igreja Matriz Nossa Senhora do Belém, da cidade de Descalvado/SP, foram encontrados ossos humanos. As obras junto aos alicerces da Igreja são para averiguar as condições e possíveis danos ao templo, obra essa, iniciada em 2020 e que será realizada em toda Igreja (interna e externa).
Os operários ao escavarem encontraram alguns ossos de uma antiga sepultura, que infelizmente não é possível ser identificada. Sabemos que junto à igreja havia o primeiro cemitério da cidade (Cemitério da Senhora), onde eram sepultados benfeitores da paróquia, operários de sua construção e religiosos e os primeiros moradores. As ossadas com o fechamento do cemitério foram para outro local (praça Santa Cruz das Almas) e de lá para o atual cemitério, onde lá se encontra um mausoléu para este fim.
No livro tombo número 1, havia os nomes dos sepultados no entorno da igreja, contudo, infelizmente este livro, com o tempo, se perdeu, não tendo como fazer a identificação e nem ao menos data exata dos sepultamentos.
Ao descobrir a ossada, a obra foi paralisada imediatamente e comunicadas as polícias militar e civil. Foi realizado perícia pela polícia científica de São Carlos /SP e as obras foram liberadas.
Tão logo o laudo seja concluído, será realizada pelo pároco, uma missa na intenção deste irmão ou irmã, bem como na intenção de todos os que lá foram sepultados um dia. Com o seguimento das obras, é possível que se encontrem mais ossos. Caso aconteça, o procedimento será o mesmo.
Paróquia Nossa Senhora do Belém, 13 de julho de 2023.”

Matéria atualizada às 15h41min, do dia 13/07/2023, para acrescentar a nota da Paróquia.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS