Pela primeira vez, Ribeirão Preto celebra o Dia Municipal de Luta da População em Situação de Rua

O projeto foi aprovado pelo legislativo municipal em maio; confira a programação

Pessoa em situação de rua dorme acompanhado pelo lixo no Centro de RP | Foto: Melo de Carvalho (Grupo Thathi)

Nesta segunda-feira (19), pela primeira vez, Ribeirão Preto celebra o Dia Municipal de Luta da População em Situação de Rua. A data de conscientização foi determinada em projeto aprovado pelo legislativo local, em maio. 

19 de agosto foi escolhido como recordação de um dos episódios mais marcantes na história de luta da população em situação de rua, o “massacre da Sé”. Na madrugada da data tal, em 2004, pessoas que ocupavam a praça para dormir foram surpreendidas por ataques violentos, que se repetiram alguns dias depois. 

Na ocasião, as pessoas, enquanto dormiam, foram espancadas na cabeça com pedaços de madeira e barras de ferro. Sete morreram e outras seis ficaram gravemente feridas. Nenhum autor do crime foi responsabilizado, e a proporção do crime resultou na criação do Movimento e data de conscientização em âmbito nacional. 

Desde então, um dos principais gritos do movimento é “a rua não é lugar para viver,  muito menos para morrer”.

No município, o Movimento Nacional De Luta Em Defesa Da População Em Situação De Rua prepara alguns eventos que vão acontecer no centro de Ribeirão, com a participação de pessoas em situação de rua. A ação conta com palestras, almoço, apresentações musicais e atendimentos. Confira a programação: 

Em números

Levantamento realizado pelo Observatório Nacional dos Direitos Humanos mostrou que, entre 2018 e julho de 2023, o número de pessoas em situação de rua (PSR) registradas no cadastro único quase dobrou.

Em 2018, o registro apontava 116 mil pessoas nessa situação no Brasil. Já em 2023, seriam mais de 221 mil. Segundo o mesmo levantamento, em Ribeirão Preto, 0,068% da população vivia nas ruas da cidade, cerca de 526 pessoas. No entanto, os números até hoje não são muito precisos. 

Dados da Secretaria Municipal De Assistência Social De Ribeirão Preto, também de 2023, davam conta de mais de 1800 pessoas nessas condições.