Um laudo divulgado pela Polícia Científica confirma que uma idosa de 84 anos foi vítima de fraude durante a aplicação da vacina contra a Covid-19, ocorrida no posto de saúde do bairro Jardim Juliana, em Ribeirão Preto.
“Ao analisar minuciosamente as imagens, é possível constatar que não há alteração na posição da rolha de retenção da seringa, indicando que o líquido não foi injetado no braço da idosa”, disse trecho do documento.
A não aplicação da dose da vacina ocorreu no dia 8 de março. O laudo, elaborado pelo Instituto de Criminalística (IC), tem como base o vídeo feito pelo filho da idosa. Nas imagens, é possível ver que a agulha foi inserida no braço durante nove segundos. Depois, a profissional passa algodão e coloca curativo.
Ao perceber que a vacina não foi aplicada, a família registrou um boletim de ocorrência, o que resultou na instalação de um inquérito na Delegacia de Proteção ao Idoso.
O caso agora segue sendo investigado pelas autoridades. A funcionária, que foi afastada do cargo após a denúncia, já retornou para a unidade de saúde.