O Grupo de Estudos em Ciências Fisiológicas e Exercício (Gecifex) da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP) da USP recruta voluntários para a pesquisa Exercício em Altitude Simulada e Diabetes.
Podem participar homens e mulheres com idade entre 18 e 65 anos, com diagnóstico de diabetes tipo 2 e que não façam uso de insulina. Mais informações e agendamento somente pelo WhatsApp: (16) 99351-8171, com Matheus Firmino.
Todos os participantes receberão acompanhamento especializado, realizarão exames clínicos completos, como exame de sangue, avaliação da composição corporal, teste de aptidão física e análise da saúde dos olhos, entre outros, e terão acesso aos resultados em formato de relatório detalhado, tudo de forma gratuita.
O estudo é do doutorando Matheus Firmino, com orientação do professor Marcelo Papoti, e investiga os efeitos de um programa de exercícios físicos combinados com a exposição à hipóxia no controle do Diabetes mellitus tipo 2. A hipóxia é uma condição em que o participante respira um ar com menor disponibilidade de oxigênio, semelhante ao encontrado em grandes altitudes, portanto, altitude simulada. A pesquisa tem como objetivo avaliar os efeitos de oito semanas de treinamento supervisionado, associado ou não à hipóxia, sobre o controle da glicemia e outros indicadores de saúde.
O grupo Gecifex é pioneiro no Brasil no uso da hipóxia para a melhora da saúde e do desempenho físico. Recentemente, receberam reconhecimento internacional por um estudo semelhante realizado com pacientes em reabilitação após covid-19 e agora buscam aplicar essa tecnologia no contexto da diabetes.
**Por Jornal da USP



