Pesquisadores da USP encontram hipoclorito em materiais coletados onde gás tóxico vazou em Pontal

O Resultado vai ser enviado à Polícia Civil; animais mortos serão analisados na próxima semana

0
Pacientes em estado menos grave foram atendidos na Santa Casa de Pontal

Após a realização de coleta e análise de materiais durante a última semana, em Pontal, pesquisadores do Departamento de Química da USP de Ribeirão Preto encontraram hipoclorito de sódio. Dos sete objetos recolhidos, entre eles: papéis, chaves, cadeados e moedas, cinco apresentaram a substância tóxica, que é usada em produtos de limpeza, mas em quantidades adequadas para residência, tratamento de água e de piscinas. 

Agora, a análise vai ser enviada para a Polícia Civil, que também aguarda laudos da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).

Na próxima semana, o Departamento deve receber os animais mortos após o vazamento para tentar identificar a substância presente nos bichos. 

O caso

Um vazamento de gás ocorrido na noite de terça-feira (4), na cidade de Pontal-SP, gerou pânico entre os moradores do bairro Campos Elíseos.

O vazamento provocou a morte de uma pessoa – Alessandra Silva, de 39 anos – e deixou pelo menos 70 pessoas hospitalizadas. 

Cerca de mil moradores de bairros próximos ao local do incidente tiveram que deixar suas casas e ficaram abrigadas por uma noite em um ginásio de esportes.