Um policial militar ficou ferido e outros dois indivíduos morreram, na madrugada desta sexta-feira (28), após troca de tiros envolvendo agentes da segurança pública e três homens armados, no bairro Parque dos Flamboyans, em Ribeirão Preto.
De acordo com o boletim de ocorrência, o sinistro ocorreu nas proximidades da estrada Josué de Castro, localizada em área rural. Na ocasião, os policiais competentes da Força Tática patrulhavam pelas proximidades para manutenção da ordem pública quando encontraram um veículo com três sujeitos suspeitos.
O documento afirma que, quando a presença da viatura foi notada pelo grupo, estes estavam na avenida Alfredo Ravelli, tentaram empreender fuga e passaram a disparar contra o veículo oficial da Polícia Militar.
Em imediato revide, dois indivíduos foram baleados e morreram ainda no cenário da ocorrência. Com os indivíduos, os agentes localizaram um fuzil, espingarda e pistola, além de outros apetrechos que foram apreendidos para perícia.
Um policial chegou a ser ferido por disparos de arma de fogo, mas este foi socorrido e encaminhado À Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas. A sua condição de saúde não foi detalhada, entretanto.
Imediatamente, a equipe envolvida no caso efetuou as primeiras diligências e acionou em seguida agentes de sobreaviso da DEIC. O Instituto de Criminalística também foi acionado para perícia.
O crime
No local, os profissionais competentes apuraram que os PMs cumpriam patrulhamento quando encontraram um Fiat Pálio com três indivíduos em atitude suspeita, postados ao lado externo do carro.
Quando os indivíduos notaram a manobra de retorno da viatura para a avenida Alfredo Ravelli, onde estavam estacionados, estes teriam acessado o interior do veículo, e partiram com destino à estrada de terra em que o sinistro foi consumado “em aparente tentativa de evasão”, conforme impresso no BO.
Diante do ato suspeito, os policiais iniciaram uma perseguição e, a fim de consumar a abordagem, emitiram diversos sinais sonoros e luminosos. As manifestações, entretanto, não foram respeitadas.
Neste momento, os indivíduos ocupantes do Pálio teriam disparado contra a viatura policial, que foi alvejada. Os policiais revidaram e, durante o conflito, o motorista do Fiat Pálio abandonou o veículo e empreendeu fuga a pé, por uma mata próxima situada à margem da via.
Os outros dois ocupantes do Pálio seguiram o mesmo percurso do homem condutor. Um dos homens carregava um fuzil, enquanto o outro portava uma pistola. Durante a tentativa de fuga, novos disparos foram efetuados no sentido da viatura policial.
O indivíduo portador do fuzil acabou alvejado pela PM e, em estado grave, acabou caindo e teve a morte constatada ainda no local. O segundo homem, armado com pistola, conseguiu empreender fuga, havendo indícios de que tenha sido baleado, ainda de acordo com o documento de registro do fato.
Acionado o reforço para varredura na área de vegetação, os policiais conseguiram localizar o segundo sujeito – que estava armado com uma pistola calibre .40. O sujeito teria disparado contra os agentes e, iniciada nova troca de tiro, o indivíduo foi baleado e morto.
Durante o conflito, um PM foi baleado e acabou socorrido à Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas.
No interior do veículo, tocado pelos homens armados, os policiais encontraram balaclavas e luvas. Uma espingarda também foi encontrada nas proximidades do carro abandonado.
Ao todo, a Polícia Civil apreendeu três rádios comunicadores e coletes balísticos, além das armas, munições e vestimentas. Todo o material utilizado pela PM também foi apreendido para o exercício da perícia.
O outro indivíduo, que consumou fuga, não foi localizado até o momento. Os agentes tiveram a atuação caracterizada por legítima defesa, e o caso deve ser investigado.