A operação Noel 23, deflagrada na manhã desta quinta-feira (14) pela Polícia Civil do Estado de São Paulo, por meio do Escritório de Inteligência Policial da DEIC DEINTER-3, tem por objetivo o enfrentamento de uma célula criminosa voltada para a prática de engenharia social e de phishing scan intitulado “Leilões Detran SP”.
Os líderes investigados, moradores no Grande ABC, realizaram o cadastramento de uma falsa empresa de leilão junto a Receita Federal, bem como abriram contas em bancos virtuais em nome de diversos indivíduos, que emprestam suas contas bancárias para a inserção e ocultação do produto do crime junto ao sistema financeiro.
Em quatro meses de investigação a DEIC DEINTER-3, apurou um prejuízo para vítimas moradoras na Região de Ribeirão Preto, em valor estimado de R$ 1,8 milhão.
A investigação da DEIC identificou a base de hospedagem de servidor usado para o referido phishing scan – Leilões Detran SP, conseguindo o bloqueio da plataforma junto ao referido servidor de conexão.
Essa é a primeira fase da Operação. Busca-se o cumprimento das medidas cautelares de restrição de liberdade. Até o momento, três prisões temporárias foram efetuadas, além de 23 mandados de busca domiciliar cumpridos.
Em autos apartados a Inteligência Financeira da DEIC por meio do SECCOLD realiza o protocolo de recuperação de ativos obtidos de forma fraudulenta mediante confisco alargado de bens já lavados.
As diligências prosseguem visando a localização e prisão do último líder dessa quadrilha. O caso foi registrado como Organização Criminosa, Estelionato em meio eletrônico e Lavagem de Dinheiro.