Durante a operação Maré Alta, realizada na manhã desta quarta-feira (22), autoridades do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) prenderam 10 suspeitos em ação contra agiotagem.
De acordo com o Ministério Público, as investigações identificaram que uma quadrilha de agiotagem atuava emprestando dinheiro a juros exorbitantes e fazendo o uso de violência e grave ameaça às vítimas para cobrar os valores, em Franca e região.
A investigação indicou ainda que o dinheiro movimentado no esquema era usado no próprio negócio criminoso, enquanto uma outra parte era utilizada para lavagem de dinheiro com empresas de fachada, compra de imóveis e carros de luxo.
A quadrilha também contava com membros que financiaram o esquema. Além dos dez mandados de prisão temporária, foram cumpridos 13 de buscas e apreensão.
Participaram da operação oito promotores de Justiça, cinco servidores do Ministério Público, dez viaturas da Força Tática do 15º Batalhão de Polícia Militar do Interior, duas do 11º Batalhão de Ações Especiais de Polícia e mais duas da Rádio Patrulha, totalizando 40 policiais militares.
**Com informações de Sampi / GCN