A Polícia Rodoviária prendeu, na madrugada desta quarta-feira (3), uma quadrilha de estelionatários durante uma Ação Criminal em um pedágio da rodovia Washington Luís, em Araraquara.
Segundo informações, um homem e três mulheres, não identificados até o momento, estavam em um Fiat Pálio, quando receberam ordem de parada. Nas buscas, foram localizadas 25 máquinas de cartão, um talão de cheque em nome de outra pessoa não envolvida na quadrilha, nove cartões de crédito e a quantia de R$ 1.747.
Indagados, a quadrilha afirmou que o material foi utilizado para aplicar o golpe do motoboy, e que tinham acabado de praticar o crime em algumas pessoas na cidade de Catanduva.
Diante das informações, os policiais conseguiram localizar uma das vítimas. Ao receberem voz de prisão, o condutor tentou subornar a equipe para que não fossem presos. Máquinas de cartões, valor em dinheiro, folhas de cheques e veículo apreendidos e a quadrilha presa por estelionato, associação criminosa e corrupção.
Golpe do Motoboy
O “Golpe do Motoboy” é aplicado quando uma pessoa faz contato com a vítima e se passa por funcionário da central de segurança de um banco; a partir de então, por meio da engenharia social e persuasão, acaba por convencer a vítima de que seu cartão foi clonado; que aflita, passa a fornecer informações, como o número do cartão e a senha.
Em alguns casos o golpista diz que, por segurança, vai enviar alguém para recolher o cartão e que isso impedirá que ele seja utilizado em compras on-line, evitando que a vítima tenha que pagar pelas compras realizadas. Com os dados bancários, do cartão e senha, os golpistas passam a utilizar o cartão em máquinas próprias, saques e transferências.