Ponte Preta e Botafogo jogaram na noite desta terça-feira (2), no estádio Moisés Lucarelli, pela quarta rodada do campeonato brasileiro da Série B. O Botafogo vinha de uma sequência de três vitórias em três jogos, contra a Ponte que tentava a sua primeira vitória no campeonato. O resultado final de 2 a 0 para a Macaca acaba com os 100% de aproveitamento do time de Ribeirão e coloca a Ponte, provisoriamente, na décima primeira colocação.
Primeiro Tempo
As duas equipes fizeram um primeiro tempo morno e carente de uma melhor qualidade técnica. A Ponte estava sem cinco titulares e o Botafogo entrou em campo com a ausência de Fillipe Souto, seu mais expressivo volante. As jogadas ficaram no meio de campo, com muito pouca criatividade, em que os times buscavam aproveitar eventuais falhas de marcação adversária para levar perigo.
A primeira grande chance coube à Ponte, aos 8 minutos, num atraso de bola equivocado do zagueiro botafoguense, Lucas Dias, que o jogador Eliel, da Macaca, não conseguiu reverter em gol. O Pantera também aproveitou algumas falhas da defensiva adversária, mas não conseguiu traduzir em gols as chances oferecidas.
Segundo Tempo
Na etapa complementar o cenário mudou bastante. A Ponte voltou com mais vontade, enquanto o Botafogo tinha grandes dificuldades na articulação das jogadas, explorando a ligação direta, sem criatividade no meio de campo.
Aos 11 minutos, o atacante Eliel da Ponte, recebe uma falta do zagueiro Márcio Silva do Botafogo. O juiz, a princípio marca pênalti e dá cartão amarelo para o defensor botafoguense. No entanto, o VAR revisa a jogada, aponta a falta fora da área. O árbitro retifica a marcação, retira o cartão amarelo e o substitui pelo cartão vermelho, deixando o time de Ribeirão com um jogador a menos.
Em vantagem numérica, a Ponte soube aproveitar e aos 17 minutos, Mailton chuta de fora da área e marca o primeiro gol do time campineiro.
O Botafogo se desintegrava a olhos vistos. Sem qualquer capacidade ofensiva, jogando para destruir as investidas da Ponte, o time foi facilmente dominado.
Aos 27 minutos, logo após a cobrança de escanteio, a bola sobrou na área e Felipinho subiu sozinho, fazendo o gol de cabeça para o time da Ponte, ampliando o placar.
Já nos acréscimos, Lucas Cardoso perdeu um gol feito para o Botafogo, que poderia ter mudado a sorte da partida. Mas ficou nisso.
A Ponte venceu a primeira e o Botafogo perdeu a sua invencibilidade. O próximo jogo do Pantera será na sexta-feira (5), ás 21h30min, no estádio Santa Cruz, contra a equipe do Vitória. A Ponte joga novamente no Moisés Lucarelli, no domingo (7), às 11 da manhã, contra o time do Ceará.