Por 9 a 8, Câmara rejeita convocação de Secretário de Obras para explicar atrasos na Nove de julho

Foto: Guilherme Sircili

O Comitê de Acompanhamento das Obras se manifestou oficialmente, na tarde desta quarta-feira (29), após o legislativo de Ribeirão Preto rejeitar por votação a convocação do Secretário Pedro Pegoraro para explicação a respeito dos atrasos nas obras da avenida Nove de Julho e galerias do centro.

Na íntegra, confira a manifestação por parte do Comitê de Acompanhamento das Obras:

“Sobre a não aprovação por parte do legislativo municipal de Ribeirão Preto, do projeto de convocação do Secretário Municipal de Obras Públicas, Pedro Luiz Pegoraro, para que este explicasse o atraso no cronograma das obras de revitalização e restauro da Av. Nove de Julho, e de implantação de galerias pluviais no centro de Ribeirão Preto.

O Comitê de Acompanhamento das Obras (liderado por SINCOVARP, CDL e Sincomerciários RP, composto por 22 instituições de classe/empresariais, movimentos setoriais e mais de 50 empresas impactadas) se manifesta em cinco pontos. Confira:

1 – Diante da tamanha gravidade do problema causado pelo atraso do cronograma, é lamentável que o legislativo municipal não tenha aprovado a convocação do secretário, pelo placar de 9 votos a 8.

Tal fato reforça a profunda indignação por parte dos comerciantes, de seus colaboradores e de moradores impactados pelas obras. Todos os vereadores têm obrigação de agir, fiscalizando, exigindo explicações e ajudando a buscar soluções efetivas;

2 – No entanto, também foi decidido pelos vereadores que o Secretário Pegoraro seria convidado (que é diferente de ser convocado em plenário) a comparecer à uma reunião da Comissão de Obras da Câmara, para debater sobre o tema.

O Comitê de Acompanhamento destaca o caráter de URGÊNCIA desta reunião e defende seu agendamento imediato, e que esta seja aberta à participação dos comerciantes e da imprensa;

3 – O Comitê destaca que, diferente de uma reunião realizada no plenário, reuniões fora desse espaço e no âmbito das Comissões Permanentes, não têm registro audiovisual e nem transmissão pela internet (TV Câmara), ou seja, a comunidade ribeirão-pretana não consegue acompanhá-las, em tempo real, pelos canais de comunicação do Legislativo tal como ocorre nas sessões e eventos realizados no plenário;

4 – Hoje, 29 de novembro de 2023, é o dia número 19 do segundo prazo adicional (o primeiro prazo adicional teve 45 dias e terminou em 10/11) para a conclusão do trecho 1 das obras da Av. Nove de Julho.

A data de término deste segundo prazo ainda não foi estipulada pela Prefeitura. Os empreendedores de Comércio e Serviços, impactados pelas obras, continuam literalmente no escuro, sem qualquer informação que possa ajudá-los a se planejarem minimamente.

Tal falta de comunicação caracteriza descaso e desrespeito para com as empresas e pessoas atingidas por essa situação;

5 – As dezenas de comerciantes da Av. Nove de Julho, Boulevard e entorno, aqui representados pelo Comitê de Acompanhamento, precisam de informações claras, transparentes e diretas por parte da Construtora Metropolitana e da Secretaria de Obras Públicas!”

Outro lado

Na íntegra, confira a nota do vereador e presidente do legislativo municipal, Franco Ferro:

“Além do instituto de convocação, a câmara possui outros instrumentos para a oitiva de Secretários e Superintendentes, como é o caso do convite. Ressalta-se que, em diversas ocasiões anteriores Secretários, convidados, responderam a todo o questionamento feito, inclusive diversos a própria matéria principal do convite, como foi o caso do próprio Secretário de Obras Municipais que compareceu para responder questionamentos sobre as obras do P.A.C.

No caso específico do convite feito ao Secretário Municipal de Obras, Sr. Pedro Luiz Pegoraro, o mesmo comparecerá já na próxima semana às dependências da Câmara para responder a todo questionamento e dúvidas.”

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS