A Polícia Civil do Estado de São Paulo, por meio da Delegacia Seccional de Ribeirão Preto, deflagrou, nesta quarta-feira (7), a 3ª fase da Operação Raio X. A ação ocorreu por associação criminosa e crimes contra a administração pública, e o ex-superintendente da SAAEB acabou detido e deve prestar esclarecimentos.
Na ocasião, os agentes foram à casa de um familiar do ex-superintendente da Secretaria de Água e Esgoto de Brodowski, identificado apenas como D.C.R, para a apreensão de um equipamento pago com recurso público.
Além do imóvel, as autoridades competentes também trabalharam em um escritório de advocacia não especificado, sendo a diligência devidamente acompanhada por representante da OAB.
Operação Raio-X
Nas duas primeiras fases identificou-se vários contratos de prestação de serviço vinculados à Secretaria de Saúde, em conjunto com a Secretaria de Licitações, que foram superfaturados e valores repassados a servidores públicos a título de corrupção, cuja propina era de cerca de 10% dos valores contratados.
Com o desdobramento das investigações apurou-se um engendrado esquema criminoso instalado também na autarquia municipal SAAEB – Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Brodowski, praticado no ano de 2022, para o superfaturamento de contratos de prestação de serviço e o repasse de valores ao Superintendente.
Na presente data foram cumpridos cinco mandados de busca na cidade de Brodowski, sendo eles em endereços ligados ao então Superintendente do SAAEB em 2022, na casa de um terceiro utilizado para o recebimento dos valores decorrentes da corrupção na própria sede.
A ação acontece neste momento, e o texto será atualizado conforme a divulgação de novas informações a respeito do caso.