Por grande quantidade de entulho despejado em área do Jardim Palmeiras, idosos alugam máquinas para retirada do lixo

Local de despejo indicado pelo BO | Foto: Rede social

Idosos que habitam nas proximidades da via José Morais dos Santos, em Ribeirão Preot, elaboraram um Boletim de Ocorrência após o despejo de grande quantidade de entulho em um terreno do bairro Jardim Palmeiras.

De acordo com o documento de denúncia, registrado nesta quinta-feira (21), como poluição, os entulhos são despejados no local há aproximadamente um ano por caminhões de pessoas desconhecidas, que não possuem placa ou qualquer outro tipo de identificação.

Os idosos ainda afirmam que, para a retirada dos materiais do terreno, precisam alugar máquinas especializadas. O pagamento do valor do aluguel do equipamento fica por parte dos moradores, que não possuem condição financeira para tal medida.

Foi destacada a instalação de placas e cercas, porém as medidas de aviso e contenção não foram respeitadas e o terreno continua a ser poluído.

Outro lado

Na íntegra, confira a nota enviada pela prefeitura de Ribeirão Preto, por meio do Departamento de Fiscalização Geral, ao jornalismo do THMais.

“O Departamento de Fiscalização Geral informa que a manutenção (limpeza, roçada, calçamento) de terrenos e áreas particulares é de responsabilidade do proprietário.

Informa que realiza ações em todas as regiões da cidade, com o objetivo de coibir a prática do descarte irregular. Informa ainda que o descarte irregular é crime e caso pego em flagrante, o infrator será multado, no valor de 501 a 11 mil reais. Por isso é importante realizar a denúncia pelos telefones 156 e 153 da GCM.

No caso de limpeza, quando o descarte é em área pública, o Departamento de Limpeza Urbana realiza a remoção dos resíduos. Já em áreas particulares, a Fiscalização Geral autua o proprietário para realizar a limpeza, e caso não o faça, poderá ser multado.

É importante informar também que a população tem disponível os ecopontos para destinação de pequenas quantidades de resíduos recicláveis, da construção civil e inservíveis. O serviço é gratuito e permite o descarte de até 1m³ de cada tipo de material.

Nos ecopontos, os munícipes devem realizar o descarregamento, em caçambas distintas, para cada tipo de material, orientado pelos agentes ambientais, devendo ser integralmente triados pelo depositante.

Horário de Funcionamento: Todos os dias, das 7h às 19h

O que pode ser descartado: resíduos recicláveis (papel, papelão, plástico, vidro e metal), resíduos da construção civil (entulhos, tijolos, telhas e restos de demolição) até o limite de 1m³ por mês, inservíveis (móveis velhos, sofás, colchões, armários) até o limite de 1m³ ou 1 unidade por mês. Seguem os locais:

1)Ecoponto Conjunto Habitacional Alexandre Balbo

Avenida Ettore e Aurora Corauci, nº 1375

2)Ecoponto Jardim Centenário

Rua Arthur Ramos, nº 1185

3)Ecoponto Jardim Santos Dumont

Rua Guará, nº 2225

4)Ecoponto Jardim das Palmeiras II

Rua Poeta Fernando Pessoa com avenida Alfredo Ravanelli

5) Ecoponto Jardim Paiva

Avenida Senador Teotônio Vilela,1285

6) Ecoponto Jardim São Fernando

Avenida Miguel Padulla, 400

Em relação ao lixo comum, a coleta é feita em todos os bairros do município, com a recolha porta a porta. A frequência é de três vezes por semana nos bairros em dias alternados e diariamente no centro e principais avenidas. Todo material coletado é encaminhado a aterro sanitário, em Guatapará”.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS