O Sesc oficializou por meio de imissão, nesta terça-feira (13), a compra do clube Recreativa Cidade, localizado na avenida Nove de Julho, em Ribeirão Preto. O acordo de venda foi firmado em R$ 44.410.000.
De acordo com o Sesc, um estudo já está sendo realizado para o aproveitamento estrutural do espaço, com o intuito de atender mais usuários e manter a preservação do patrimônio histórico cultural da cidade.
O imóvel da Recra Cidade foi colocado em leilão pela 9ª Vara da Justiça Federal no final de 2023, e, após a venda, deve ser desocupado até o final de setembro.
O Sesc de Ribeirão Preto atualmente está localizado na rua Tibiriçá, e ainda não há data prevista para a abertura da nova sede.
O Sesc
O Sesc (Serviço Social do Comércio) foi criado em 1946, como compromisso de contribuição de empresários com o cenário social, por meio de ações que beneficiassem empregados e seus familiares com melhores condições de vida e desenvolvimento de suas comunidades de residência.
Com o passar do tempo, esse trabalho foi estendido a toda a população, como forma de cooperar com a sociedade e contribuir para a igualdade social.
História do clube
A história começa no dia 16 de dezembro de 1906, quando um grupo de amigos se reuniu para fundar um clube para reuniões sociais e políticas na época.
Quando surgiu a comissão que arrecadou fundos necessários para a fundação desse clube, faltava escolher o terreno, e o local foi a esquina da Rua Barão do Amazonas com a Rua Duque de Caxias, no centro de Ribeirão Preto. Nesse local já funcionou a Câmara de Vereadores e hoje está instalado o Museu de Arte de Ribeirão Preto (MARP).
O terreno foi comprado de Maria Delgado Mendes por três contos de réis. A primeira diretoria teve como presidente Antônio Pereira da Silva Júnior. E da mescla entre a Recreativa e o Comercial Futebol Clube, de Ribeirão Preto, surgiu, em 3 de agosto de 1936, o brasão da entidade.
A Sociedade Recreativa e de Esportes de Ribeirão Preto está localizada em um dos pontos mais privilegiados da cidade. A Recra fica no centro, bem no coração de Ribeirão. O nome da Recreativa era Sociedade Recreativa de Ribeirão Preto, porque na época disponibilizava somente recreações e reuniões políticas na sede da Rua Duque de Caxias.
Como começavam a se destacar as atividades esportivas no clube, o nome mudou, em 9 de setembro de 1943, para Sociedade Recreativa e de Esportes de Ribeirão Preto. Nessa mesma data, o clube também mudou para a Avenida Nove de Julho, espaço maior e mais adequado para os esportes. Com mais de cem anos de história, o clube tem uma trajetória invejável de desenvolvimento.
A Recra surgiu sem finalidades financeiras e lucrativas, somente com um objetivo, que era realizar reuniões sociais e culturais para os associados. Com a criação da unidade campo, os associados ganharam mais um lazer, diversão e todo um ambiente rico em área verde. A apenas 20 minutos da cidade, são mais de 350 mil m² de área e muita natureza.
Além dos esportes, o clube também destaca-se na área de eventos sociais. A boate Sunshine fez história e até hoje é uma das mais belas boates da cidade.
O clube tem a melhor estrutura da cidade para esportistas: piscinas, academia, pista de atletismo, quadras poliesportivas, quadras de tênis, etc. Dentre os atletas que iniciaram carreira profissional na Recra e fizeram história: Fernanda Venturini, Silvana Campos, Abílio Couto – o primeiro nadador a atravessar o Canal da Mancha.
Grandes nomes passaram pelo clube, como Gustavo Kuerten (Guga), a ala pivô Leidilânia, que foi convocada para a disputa da 27ª edição das Olimpíadas Universitárias na Rússia. A atleta defendeu a Recra enquanto estava no seu segundo ano de faculdade no curso de Fisioterapia.
A Recreativa já foi sede de grandes campeonatos, como o Banana Bowl nos anos de 1972, 1973 e 1975. As várias modalidades esportivas que a Recra oferece, fazem com que o clube seja um celeiro de novas gerações de talentos no cenário mundial e principalmente ícone forte como sede para realizações de grandes eventos.